Postado em 22 de Novembro de 2019 às 17h20

Transformar capital humano em um diferencial competitivo do negócio

Comunicação, gestão de conflito, líder coach, feedback (identifica necessidades e reorienta a ação para o resultado) e feedforward (direciona o caminho para o futuro do desenvolvimento) são habilidades que proporcionarão um diferencial aos participantes do curso “Gestão de Pessoas Intermediário”, que iniciou nesta semana e prossegue na próxima, no auditório do Sebrae/SC, em Chapecó.
A qualificação aborda o sistema de gestão de pessoas; o processo de remuneração e provisão; a seleção, o desempenho e a retenção de talentos; a importância do trabalho em equipe e a percepção humana; a comunicação interpessoal e os conflitos entre funcionários e o empresário como coach de uma equipe.
De acordo com a consultora credenciada ao Sebrae/SC e instrutora desse curso, Denise Scheid, abordar gestão de pessoas é fundamental para trazer mais foco com o que a empresa busca de estratégias. “Uma gestão de recursos humanos adequada fará com que os colaboradores trabalhem melhor e com satisfação, ampliem sua produtividade trazendo o resultado almejado pela organização”, destacou.
O conceito de gestão de pessoas remete a associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas para administrar comportamentos internos, potencializar o capital humano nas organizações e impulsionar a empresa para alcançar seus objetivos a partir do aprimoramento das relações.  
“O principal desafio é descobrir quais são os talentos de seus funcionários, como aperfeiçoá-los e de que maneira os posicionar corretamente. Em paralelo é fundamental reconhecer que a equipe é o grande diferencial competitivo do negócio. Para isso é necessário valorizá-los e recompensá-los a partir de condições para o desenvolvimento pessoal e profissional, adotando processos de gestão baseados em critérios juntos e uniformes que consolidem as relações de confiança mútua”, explicou Denise.
A gestão de pessoas, segundo Denise, deve formar e consolidar equipes internas que produzem bons resultados e que estejam comprometidas com as estratégias e as metas da empresa. Para isso, são utilizadas ferramentas que propiciam a realização adequada de processos seletivos, descrição de cargos, sistemas de remuneração, acompanhamento contínuo do desempenho, atividades de capacitação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades individuais.
A assistente de RH, Iara Carolina C. da Silva, relatou que a capacitação tem auxiliado no processo de adequação do setor na empresa. “Participamos neste ano do Programa de Gestão de Indicadores e Resultados (GIR), que possibilitou observarmos o que pode ser melhorado e também para ampliar a visão da empresa para o mercado. Aliado a isso os conhecimentos desse curso contribuem para o processo que estamos realizando de elaboração dos cargos e salários”, explicou.
Para Iara a qualificação atendeu as expectativas do que buscava para implementar na empresa. “A metodologia utilizada é ótima e muito dinâmica, além disso o material é de fácil compreensão com conteúdo consistente que contribui para as atividades diárias da função”, observou ao antecipar que já aguarda a realização para o próximo ano do curso “Gestão de Pessoas Avançado”.
O curso prossegue nos dias 25, 26 e 27 de novembro, das 19h às 23 horas. Além disso, os participantes receberão duas horas de consultoria para compreender o sistema de gestão de pessoas, de maneira prática e objetiva. 

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