Esclarecimento sobre emissão e conservação de documentos fiscais para os negócios
Contadores, assistentes e analistas da área fiscal, faturistas e demais profissionais que atuam na área fiscal e de emissão de documentos fiscais prestigiaram nesta semana o curso sobre “Emissão e Conservação dos Documentos Fiscais e Principais Operações Fiscais” promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), em Chapecó. A capacitação ocorre por meio do Programa de Educação Sistema Fecontesc/Sindiconts.
O curso foi ministrado pela contadora e especialista em Gestão Estratégica e de Planejamento TributárioTatiana Scremin. “Abordamos sobre os principais documentos fiscais em Santa Catarina – cupom fiscal, nota fiscal eletrônica, conhecimento de transporte eletrônico com nota de venda ao consumidor final, quais as regras para a emissão destes documentos – quem é obrigado a fazê-los e como eles devem ser emitidos”, explana.
A contadora afirma ainda que não houve nenhuma novidade sobre o tema recentemente, mas é um curso que ajuda as pessoas a relembrar sobre os assuntos tratados ou para embasar os recém-chegados no mercado contábil. “A importância por trás de fazer a correta emissão e conservação dos documentos fiscais é para evitar que a empresa seja notificada e também para não prejudicar o crédito do cliente, porque uma emissão de documento fiscal errada gera uma declaração errada, que pode acarretar em multa para a empresa, tributação errada, recolhimento menor/maior de imposto e, consequentemente, quando chega no cliente pode haver um aproveitamento de crédito indevido – além de poder ser multado por descumprimento de obrigação acessória”, enfatiza Tatiana.
A maior dificuldade em relação ao tema, segundo a palestrante, é a quantidade de informações referentes ao tema. Tatiana realça que os contadores devem sempre estar preparados para atender as demandas de emissão e conservação de documentos fiscais, bem como orientar as empresas, pois ainda há despreparo ou descumprimento desses aspectos.
A auxiliar de escritório da Contaservice, Jéssica Karine Pertile, fez o curso para adquirir mais conhecimento. “Também para ficar por dentro de possíveis mudanças e estar preparada para atender os clientes”, comenta. O objetivo da auxiliar contábil da Smaniotto Contabilidade, Daiana Samara Drexler, foi o mesmo. “Participei para adquirir novos conhecimentos. Gostei bastante do curso, atuo na área há cerca de dez meses e vai contribuir bastante no meu dia a dia”.
O curso foi dividido em quatro módulos. O primeiro foi sobre documentos fiscais que abordou conceito de contribuintes do ICMS, nota fiscal de entrada, avulsa e avulsa eletrônica, nota fiscal de venda para consumidor, microempreendedor individual, nota fiscal eletrônica (NF-e), prazo de validade dos documentos fiscais para trânsito, entre outros. O segundo módulo foi sobre regularização de documentos fiscais e de estoque. Entre os temas que explanados estiveram extravio de documentos fiscais e de mercadorias, devolução de mercadorias por contribuinte e não contribuinte e retorno de mercadoria não entregue.
No terceiro módulo, sobre principais operações fiscais, os participantes do curso aprofundaram conhecimentos sobre remessa e retorno de mercadorias para conserto, demonstração e mostruário, remessa em bonificação, doação ou brinde, industrialização por encomenda, nota fiscal de encomenda para entrega futura, consignação mercantil e industrial, remessa para exposição ou feira, venda fora do estabelecimento, locação de bens móveis, entre outros assuntos. O quarto e último módulo abordou Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e), além de conservação e guarda dos documentos fiscais.
Veja também
Novas regras para as visitas e o acesso ao Hospital Unimed Chapecó20/Mar/202020/03/20há 5 anos Sexta-feira, 20 de Março de 202020/03/2020Regras para as visitas e o acesso ao Hospital Unimed Chapecó, devido a pandemia do Covid-19: - Restrição de visitas independente da acomodação: uma visita por dia para pacientes sem acompanhante; Pacientes com acompanhante não devem receber visita, sendo liberado uma troca de acompanhante por dia; - UTI Geral – Suspensão do horário de visita......
Fórum reúne mais de 80 dirigentes de cooperativas catarinenses em Blumenau30/Jul/201930/07/19há 6 anos Terça-feira, 30 de Julho de 201930/07/2019 “Economia e Reforma Tributária” foram os principais temas abordados na 7ª edição do Fórum Catarinenses de Dirigentes Cooperativistas, realizado no último fim de semana, em Blumenau. Realizado pela......
11º SBSBL debate alta tecnologia na criação de gado jovem04/Nov/202204/11/22há 3 anos Sexta-feira, 04 de Novembro de 202204/11/2022Médico veterinário Airton Vanderlinde abordará o assunto no dia 9 de novembro, às 16h10. O Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite é promovido pelo Nucleovet e ocorrerá presencialmente, em Chapecó...