Postado em 11 de Abril de 2023 às 15h05

Estudo do Sebrae/SC sugere ações para alavancar economia de União do Oeste

Entrega da Agenda Setorial para o município de União do Oeste (Foto: divulgação).

Com aproximadamente 2.700 habitantes e características predominantemente agrícolas impulsionadas, principalmente, por pequenos produtores rurais que atuam na bovinocultura de corte e leite, suinocultura, cultivo de milho, soja, feijão e fumo, o município de União do Oeste tem incentivado o desenvolvimento e a diversidade das atividades econômicas. Prova disso, é a recente parceria com o Sebrae/SC para implementação do Programa Agente Territorial Sebrae (ATS).
A iniciativa busca engajar a gestão pública e as lideranças locais na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas voltadas ao município. Como resultado desse trabalho é elaborada uma Agenda Setorial, que elenca os objetivos propostos para cada setor econômico, bem como um conjunto de ações para alcançá-los. O documento foi entregue pelo Sebrae/SC aos representantes da Administração Municipal.
O agente territorial Clovis Vanderlei Consoli explica que esse trabalho identificou os potenciais eixos de desenvolvimento do município e com base neles foram sugeridas indicações de medidas para alavancar a economia local. “Os setores que devem ser priorizados em União do Oeste são da cadeia produtiva da madeira, o setor de transporte e a apicultura”, ressalta. Outra ação foi a constituição da Sala do Empreendedor para auxiliar os empreendedores e quem deseja formalizar sua atividade.
CONTRIBUIÇÃO
De acordo com o secretário de administração Marcos Vidmar o trabalho realizado por meio do Sebrae/SC é muito importante, principalmente, por identificar os principais eixos de desenvolvimento do município. “Para a Administração Municipal isso é primordial porque direciona as áreas de investimentos. Muitas vezes os moradores cobram que é preciso ter empresas maiores na cidade, mas com a entrega da Agenda Setorial observamos nossos potenciais como o desenvolvimento da atividade apícola, o setor madeireiro e a prestação de serviço na área do transporte. Então, temos ainda mais argumentos de onde focar para promover o desenvolvimento local”, justifica.
Vidmar complementa que por ser um município pequeno esse direcionamento contribui ainda mais, tanto para o Poder Público quanto para incentivar investimentos dos empresários dessas áreas. “Agradecemos ao Sebrae/SC e ao suporte do agente territorial, que nos assessorou em várias outras demandas que tínhamos necessidade. O que nos chamou muito a atenção é o enorme leque de serviços do Sebrae que podem auxiliar gratuitamente a Administração Municipal e também outros com aporte de investimento. Ampliamos a parceria com a entidade porque vimos os resultados do trabalho, que é importante e merece ser destacado”, analisa.
METODOLOGIA
O trabalho consistiu em quatro fases distintas: identificação de setores econômicos prioritários; mapeamento de lideranças e atuação da rede de agentes; organização do trabalho de campo e da mobilização e construção de agendas setoriais.Para isso foram realizadas entrevistas e reuniões para conhecer as reais necessidades e vocações do território, visando a identificação dos recursos e das competências locais para fazer a articulação, catalisação e a convergência desses ativos para uma agenda de desenvolvimento.
Os responsáveis técnicos pela realização do trabalho foram os consultores credenciados ao Sebrae/SC Beatriz Silveira e Clovis Vanderlei Consoli, com acompanhamento do gestor regional do programa ATS no oeste Réges Chimello. Entre as ações propostas estão: desenvolver plano de carreira às empresas madeireiras com o objetivo de reter mão de obra e qualificá-la, oferecer treinamentos para os profissionais, fomentar a plantação de mudas junto às propriedades rurais impróprias para lavoura, apoiar os empresários do setor de transportes no alinhamento de propostas coletivas, mapear e organizar as necessidades dos trabalhadores, melhoramento do manejo das colmeias, aprimorar a qualidade do mel e reduzir o tempo de extração.
Esse estudo propõe avanços em diversos temas geradores do desenvolvimento econômico local e constitui-se de uma ferramenta de incentivo ao empreendedorismo. O gerente regional do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, destaca que os pequenos negócios têm um papel preponderante no desenvolvimento territorial e das cadeias de valor, mas para que possam contribuir de forma efetiva na dinamização da economia necessitam de um ambiente propício para o desenvolvimento. “Exemplos disso são infraestrutura adequada, serviços integrados e responsivos, além de políticas e regulações que incrementem sua competitividade e sustentabilidade”, comenta.
DIMENSÃO ECONÔMICA
O Produto Interno Bruto (PIB) de União do Oeste atualmente é de R$ 60 milhões. Os serviços de saúde disponibilizados pelo município conquistaram a 4ª posição no Estado. E o índice populacional teve um aumento nos últimos anos. “Isso mostra que o município está no caminho certo, está se desenvolvendo, proporciona qualidade de vida e é atrativo aos olhos dos moradores por favorecer saúde e educação de qualidade”, comenta o secretário de administração.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site 

Veja também

Fomento ao empreendedorismo17/02/23 Faxinal dos Guedes renova convênio com o Sebrae/SC para realização do Programa Cidade Empreendedora...

Voltar para (Blog)