Postado em 04 de Março de 2021 às 13h54

SENAR/SC inicia novas turmas do Programa Jovem Aprendiz Cotista em São Joaquim

Programa atende jovens entre 14 e 24 anos, contratados com carteira assinada por empresas que necessitam cumprir a Lei de Aprendizagem

 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC), iniciou neste mês a qualificação de três novas turmas do Programa Jovem Aprendiz Cotista no município de São Joaquim, na serra catarinense. As aulas são de Supervisão Agrícola (duas turmas) e Auxiliar Administrativo e Financeiro (uma turma). A qualificação atende à Lei de Aprendizagem nº. 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto n.º 5.598/05 e contempla 78 aprendizes do município.
Em todo o Estado, segundo o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, as turmas dos cursos de Aprendizagem Profissional Rural são realizadas em parceria com os Sindicatos Rurais de cada município e formadas mediante demanda de empresas rurais contribuintes. Zanluchi destaca que o Programa é ofertado desde 2006 e já formou mais de 800 aprendizes em Santa Catarina.
O presidente do Sindicato Rural de São Joaquim, Antônio Marcos Pagani de Souza, reforça que a formação é importante para o município. “Em parceria com o sistema FAESC/SENAR, fazemos a gestão do programa e colocamos a estrutura do Sindicato à disposição dos jovens aprendizes para que ajudem a desenvolver as propriedades, somar com empresas e cooperativas e alavancar o agronegócio”, analisa Pagani.
De acordo com a Técnica em Atividade de Formação Profissional, Nayana Bittencourt, devido à pandemia, desde o início do ano passado as atividades nos cursos de Aprendizagem Rural no Estado têm ocorrido de forma on-line. As atividades destas novas turmas, segundo ela, também iniciaram na modalidade à distância, conforme autorizado pela Portaria SEPEC ME nº 24.471, de 1º de dezembro de 2020.
PROGRAMA
O público-alvo do programa é formado por jovens entre 14 e 24 anos que são contratados com carteira assinada como aprendizes por empresas que necessitam cumprir a Lei de Aprendizagem, integrando os três pilares do processo: escola, trabalho e formação profissional, conforme legislação vigente.
O curso possui duração de até dois anos e busca a inserção de jovens no mercado de trabalho. A carga horária é de 800 horas para Supervisão Agrícola e 960 horas para Auxiliar Administrativo e Financeiro, com 50% de teoria e 50% de prática profissional em ambos.
A parte teórica do curso (Núcleo Básico e Núcleo Específico) é de responsabilidade do SENAR/SC e a Prática Profissional é de responsabilidade das empresas empregadoras. Estas, também são responsáveis pelo recrutamento, seleção e contratação dos aprendizes e por designar um monitor para o acompanhamento das atividades do aprendiz durante o curso.
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que o programa é a porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho e uma oportunidade para as empresas descobrirem talentos e formarem profissionais. “O Sistema FAESC/SENAR oferece por meio de seus programas, cursos e ações um novo olhar sobre as propriedades rurais como verdadeiras empresas e, para fazer a gestão dessas empresas, é necessário incentivar a qualificação dos filhos de produtores rurais desde cedo para assegurar a sucessão familiar no campo. Temos orgulho deste programa que dá a oportunidade de formação para os jovens e mão de obra ao setor”, afirma Pedrozo.
 
Fotos: Novas turmas do programa iniciaram as aulas neste mês e abrangem 78 aprendizes em São Joaquim
 
 

Veja também

Voltar para (Blog)