Capacitação on-line fortalece vigilância contra febre aftosa no setor agropecuário
A iniciativa é avaliada positivamente pela gerente corporativa de apoio agropecuário da Aurora Coop, Eliana Renuncio, que ressalta a necessidade da vigilância contínua para prevenir a introdução e a disseminação da febre aftosa nas propriedades rurais.
Com a última ocorrência de febre aftosa em 2006 e a implantação de zonas livres da doença, o Brasil consolidou sua posição como player mundial no comércio de proteína animal. No entanto, para manter esse status, é essencial que pecuaristas, técnicos e demais envolvidos no setor agropecuário estejam preparados para reconhecer e agir rapidamente diante de qualquer suspeita.
O Centro Panamericano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária (PANAFTOSA/OPS/OMS) desenvolveu um curso virtual e gratuito com o objetivo de fortalecer as competências em prevenção e detecção precoce da doença. A capacitação é de curta duração (duas horas) e utiliza de vídeos e imagens didáticos para facilitar o aprendizado.
Dividido em seis módulos, o curso apresenta informações essenciais para a proteção dos rebanhos, incluindo a identificação dos sinais característicos da febre aftosa e as medidas a serem adotadas em caso de suspeita de animais infectados. Como também, a importância da detecção precoce da doença e os impactos que ela pode causar no rebanho e no setor agropecuário como um todo.
A iniciativa é avaliada positivamente pela gerente corporativa de apoio agropecuário da Aurora Coop, Eliana Renuncio, que ressalta a necessidade da vigilância contínua para prevenir a introdução e a disseminação da febre aftosa nas propriedades rurais. “Essa é uma oportunidade para aprimorar conhecimentos com foco em uma maior segurança e proteção para os rebanhos. Para que o País mantenha sua liderança no mercado global, precisamos estar atentos e buscar as melhores práticas de segurança”, pontua.
O público-alvo do curso são profissionais de estabelecimentos agropecuários, transportadores de animais, médicos veterinários do setor privado, estudantes de nível técnico e superior, produtores rurais, servidores do serviço veterinário oficial, trabalhadores de matadouros e demais atores envolvidos na prevenção, vigilância e resposta à febre aftosa. Ao final do treinamento, os participantes podem optar pela emissão de certificado.
COMO PARTICIPAR?
As inscrições para o curso on-line de febre aftosa são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link: https://abrir.link/McyeP
Veja também
Animais merecem cuidado, respeito e proteção26/Jan26/01há 8 dias Segunda-feira, 26 de Janeiro de 202626/01/2026VANIR ZANATTA Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)...
Santa Catarina amplia em 116% as exportações de carne suína para a China06/Mar/202006/03/20há 5 anos Sexta-feira, 06 de Março de 202006/03/2020A China se tornou o principal destino da carne suína produzida em Santa Catarina. Desde o início de 2020, o estado enviou mais de 38,6 mil toneladas do produto para o gigante asiático - o valor representa um crescimento de 116,4% em......