Postado em 24 de Abril de 2023 às 13h33

Agronegócio: Novos técnicos formados em Campo Alegre

 Turma recém-formada comemora a conclusão do curso (Foto: Luzardo Chaves).

A parceria entre o Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de  Campo Alegre oportunizou formar mais uma turma no curso de Tecnólogo em Agronegócio. Em clima festivo, a formatura ocorreu em uma propriedade rural na localidade de Papanduvinha, no Salão Pesque e Pague Lagoa Grande, interior de Campo Alegre, reunindo familiares, equipe do curso e autoridades.
Prestigiaram a formatura o vice-presidente da Faesc Enori Barbieri, a supervisora da Regional Norte do Senar/SC Carine Weiss, o presidente do Sindicato Rural Márcio Antônio Tonin, o vice-prefeito de Campo Alegre Matheus Fuckner, dentre outras autoridades.  
Com duração de dois anos, o curso tem por objetivo qualificar pessoas para atuação no Agronegócio. A maioria dos alunos aproveita a oportunidade da formação gratuita para se especializar e seguir atuando nas propriedades de suas famílias. Muitos, porém, concluem a o curso e seguem carreira em empresas do setor. Além de ajudar a fomentar os negócios nas propriedades familiares, o conhecimento os incentiva a seguir na rota de formação, visando ampliar as especialidades que possam ser aplicadas na lida do campo. 
O curso contou com 12 estudantes, dentre eles nove mulheres de Campo Alegre que participaram da colação de grau organizada pelas instituições parceiras e pela comissão de formatura. Uma noite memorável para as recém-formadas que celebraram a conquista e a qualificação técnica que receberam, abrindo os horizontes para novos desafios no campo. 
O Senar/SC conta com dezesseis polos de formação distribuídos pelo estado de Santa Catarina, entre eles o de Campo Alegre que vem crescendo com destaque apoiando o homem e a mulher do campo local. 
Vencendo as dificuldades
 Barbieri destacou que a turma diplomada representa a persistência, o foco na busca por conhecimento com objetivo de ser agente transformador na sociedade. “Vocês são guerreiras. Iniciaram o curso num período em que a pandemia estava prejudicando muitos setores e projetos, mas persistiram e venceram. Em um mundo onde viver é também significado de disputa, vocês fizeram o que os vencedores fazem: agiram com persistência e receberam seus diplomas com honra”, destacou. 
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, transmitiu seus cumprimentos aos formandos e destacou que a entidade tem trabalhado para intermediar ações para fomentar o agronegócio catarinense e orientar o produtor rural no sentido de fazê-lo entender as possibilidades, tanto de resultados positivos quanto de riscos. “Nosso papel é agir como intermediador para o sucesso do agronegócio e oferecer formação técnica/profissional faz parte de um projeto para resultados que garantam a produção agrícola cada vez mais eficaz em nosso estado”, completou. 
Reinventar
A supervisora Carine destacou que os avanços na atualidade dependem dos mecanismos reinventados para o enfrentamento dos desafios. O Senar/SC está trabalhando com foco cada vez mais voltado a oferecer ferramentas para que a família rural possa se reinventar para fazer mais e melhor com menos recursos. “Em Campo Alegre conseguimos montar uma estrutura com uma turma que entendeu a proposta e embarcou conosco nesse desafio. Hoje essa formatura representa mais um objetivo alcançado com jovens preparados para atuar no apoio às famílias para que possam melhorar a situação em suas propriedades”, disse.  
Oportunidade 
A recém-formada Emilly Roscamp disse ter orgulho de chegar a esse momento com sua família e contou que o curso lhe abriu novos horizontes. O objetivo era aprender mais a fim de ajudar a família na propriedade rural, mas sente que pode ir mais longe. “Sou a filha caçula e decidi que iria buscar especialização para ajudar a melhorar a produção nas áreas de terra da família. Como trabalho com equinos e sempre alimentei o sonho de estudar Medicina Veterinária, o curso técnico não apenas garantiu preparo como também me fez querer seguir na formação e buscar a medicina veterinária. A diferença agora é que já conto com uma formação técnica para melhorar nossa produtividade”, disse. 
Planejamento
Michele Regina Stominsky também diplomada, destacou que um dos fatores diferenciais no curso concluído é o ensino do planejamento ordenado para o sucesso no campo. “Fiquei muito feliz com essa parte do curso que nos repassou todas as orientações sobre o planejamento ordenado, possibilidades de aproveitamento em vários setores da produção rural e nas negociações”, enfatiza. 

 

Recém-firmadas com as lideranças presentes (Foto: Luzardo Chaves).

Enori Barbieri conduziu a colação de grau (Foto: Luzardo Chaves).

Emily Roscamp disse ter orgulho de chegar a esse momento com sua família (Foto: Luzardo Chaves).

Michele Stominsky destacou que um dos diferenciais no curso é o ensino do planejamento ordenado para o sucesso no campo (Foto: Luzardo Chaves).

Veja também

Voltar para (Blog)