Postado em 06 de Abril de 2023 às 15h56

SENAI é parceiro no Programa Oportuniza Chapecó

Programa foi lançado nesta semana, na Prefeitura de Chapecó.

Ofertar cursos de qualificação profissional aos usuários cadastrados junto à política de assistência social, visando a inclusão no mercado de trabalho formal ou iniciativas de empreendedorismo, com vistas à geração de renda e autonomia familiar. Esse é o objetivo do Programa Oportuniza Chapecó, da Administração Municipal, que será lançado nesta semana.
O SENAI, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), é parceiro dessa ação e ofertará, por meio do Programa, os cursos de: Soldador MIG/MAG, Operador de Computador, Pintura em Edificações, Costura Intermediário, Costura Básico e Assistente Administrativo.
            O gerente executivo do SENAI, SESI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, enfatiza que o SENAI foi parceiro também na edição de 2022 e que neste ano a parceria é reforçada. “Depois  de alguns planejamentos em conjunto com a prefeitura optou-se em executar esses cursos que são demandas latentes das indústrias de Chapecó”, realçou.
            De acordo com Carminatti, o Senai tem importante papel na formação de profissionais qualificados e preparados para atender as demandas das indústrias e na preparação das pessoas para que tenham êxito em suas formações. “O SENAI tem como propósito fortalecer, representar e desenvolver a indústria e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas através da formação profissional. Hoje vivemos em nossa região o pleno emprego, mas mesmo assim muitos indivíduos não conseguem trabalho. Em constantes conversas com os industriais, temos a informação que falta mão de obra qualificada para assumir as vagas disponíveis, inclusive com salários bem atrativos. Por isso, essa parceria com a Prefeitura de Chapecó é muito importante”.
            O programa é realizado pela Prefeitura de Chapecó, via Secretaria de Família e Proteção Social. De acordo com o coordenador do programa, Sérgio Riboli, serão 29 cursos oferecidos em 2023, todos gratuitos. As pessoas interessadas devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para buscar informações, fazer cadastros e conhecer o programa e as oportunidades. “Terão prioridade para atendimento o público usuário da Assistência Social, mas quem buscar uma oportunidade e capacitação será atendido”, comentou.
Em 2022 o programa formou 510 alunos, que receberam certificado de qualificação. “Esse ano, o número de pessoas será ainda maior, pois o programa será ampliado também para as comunidades do interior, para motivar e ajudar na qualificação da mão de obra”, disse Riboli.
A secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, lembrou que o Oportuniza Chapecó tem como objetivo qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, gerando renda e autonomia para as famílias. “As oportunidades transformam a vida das pessoas, pois elas crescem profissionalmente e consegue cuidar melhor da casa e da família. A pessoa se sente valorizada”, salientou.
O prefeito João Rodrigues comentou que as oportunidades precisam ser aproveitadas e as pessoas precisam sempre oferecer o seu melhor. “Seja diferente, faça bem feito, sempre tem alguém observando e novas oportunidades surgem”, realçou. Ele também comentou que hoje no Balcão de Empregos de Chapecó tem 930 vagas em aberto para diversas setores e segmentos. “As pessoas que buscam uma colocação e tem qualificação, certamente terão oportunidades”, finalizou.
            Mais informações sobre o programa pelo telefone (49) 3319-1241 ou e-mail gerenciasuas@chapeco.sc.gov.br.
 
 

Por mais um ano, SENAI é parceiro da iniciativa.

Veja também

Reformas tributária e administrativa: se não for agora, será quando?11/08/20               Neste ano, os brasileiros já pagaram aproximadamente R$ 1,2 trilhão em tributos, compreendendo impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária. Foram 151 dias trabalhados apenas para isso, de acordo com o Impostômetro. Não é novidade que o......

Voltar para (Blog)