Postado em 07 de Julho de 2021 às 16h11

Quilombo mantém planejamento e investimento no turismo

Município conta com apoio do Sebrae/SC desde 2017
 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Pensar no turismo como opção para gerar novos empregos, distribuir renda, captar divisas, atrair investimentos e proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Com essa visão de o setor integrar o processo de desenvolvimento local, a Administração Municipal de Quilombo, no oeste catarinense, tem investido nos atrativos turísticos e incentivado a implantação de novas atrações. As estratégias de fomento ao segmento são elaboradas com apoio do Sebrae/SC, que auxilia o município desde 2017.
Essa parceria Poder Público e Sebrae/SC permanece neste ano com a intenção de transformar Quilombo em um paraíso a ser visitado. Conforme o prefeito, Silvano de Pariz, muitos resultados foram obtidos nos últimos anos a exemplo da valorização de produtos locais, o reconhecimento das propriedades rurais e a premiação do Ministério do Turismo à Rota Encantos Rurais, considerado um dos melhores projetos de turismo rural.
“Com esses resultados ocorreu a sensibilização da população de que o turismo pode ser uma alternativa de crescimento e de renda para vários setores econômicos. Por isso, a renovação do contrato representa a certeza de seguirmos no rumo certo e com a convicção de que alcançaremos nosso objetivo. Para isso, é indispensável uma assessoria técnica e o Sebrae/SC remete para esta segurança”, avalia o prefeito.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, investir no turismo é uma medida estratégica para a região, que possibilita oferecer roteiros intermunicipais, difundir a cultura local e preservar os recursos naturais. “O município está se preparando para receber um novo público de turistas, extremamente exigente e com muitas expectativas, que está disposto a consumir novidades e ter experiências diferenciadas enquanto aproveita a vida”, enaltece.
Para 2021, em virtude da pandemia, foram priorizadas as ações de planejamento como reuniões mensais da governança local; acompanhamento da Rota Encantos Rurais e encontros dos grupos de trabalho. A intenção é concluir o Plano Municipal de Turismo, renovar o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), manter o município no mapa nacional de destinos turísticos, criar leis de incentivo, uma autarquia municipal do setor e realizar o tombamento de alguns imóveis históricos.
Em paralelo ao planejamento ocorrem as obras de infraestruturas. Atualmente, está praticamente concluído o novo Termas, no centro da cidade, e a primeira fase da construção das passarelas nas Cataratas do Salto Saudades, que também contará com centro comercial, já em obras.
Outros investimentos prioritários, de acordo com a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Quilombo, que é coordenada pelo secretário Lenoir Bigolin, são a construção do Centro de Atendimento ao Turista, reativação da balsa do Rio Chapecó na divisa com o município de Marema e reinauguração da Casa da Cultura e do Museu. “Também vamos elaborar projetos nas mais diversas áreas com o intuito de buscar recursos e melhorar a oferta de atrativos”, adianta o responsável pela secretaria.
Ainda entre as novidades previstas, o servidor municipal Rildo José Beber, destaca a implantação da Rota do Gole; criação da Rota da Colonização e incentivo à produção associada para valorizar os produtos coloniais e o artesanato local. “Quilombo sempre teve potencial turístico, águas termais, belíssimo relevo e povo hospitaleiro, mas deu atenção a outros setores. Porém, observamos que precisávamos de um novo norte para o futuro do município e o turismo representa uma das mais promissoras atividades econômicas mundiais, sem contar que promove o desenvolvimento de maneira sustentável”, observa o servidor.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite

Veja também

OCESC completa 48 anos30/08/19 A partir da Lei 5.764/71, que definiu a Política Nacional do Cooperativismo, foi constituída, em 28 de agosto de 1971, a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), atuando como braço estadual da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com autonomia administrativa e operacional. Nesses 48 anos, a Organização contribuiu para......

Voltar para (Blog)