Postado em 08 de Novembro de 2021 às 16h39

Programa de Aceleração de Núcleos: profissionais de automecânicas aprimoram conhecimentos sobre osciloscópio automotivo

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Vinte e uma empresas integrantes do Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) participam de curso sobre osciloscópio automotivo, que iniciou no último fim de semana (6 e 7), na mecânica Rosa Auto Center. O objetivo é aumentar a eficiência e a produtividade por meio de técnicas e processos automotivos inovadores aplicados ao setor. A capacitação é viabilizada por meio do Programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Sebrae/SC.
O instrutor do curso, mecânico Paulo Tonin, explicou que o osciloscópio é uma ferramenta que facilita o dia a dia dos profissionais para encontrar defeitos nos veículos. “Com esse equipamento, é possível analisar as imagens, por meio de um computador ou tablete. O osciloscópio é como um eletrocardiograma, mostra os sinais elétricos, permitindo ao profissional ver como está o estado do veículo”, relatou, ao acrescentar que a intenção, no curso, é trabalhar o diagnóstico. “O uso do osciloscópio acelera o processo para encontrar falhas e resolver o problema com mais rapidez, sem desmontar peças. Além de reduzir o tempo, diminui o custo e o valor de mão de obra, ficando mais barato para a empresa e também para o cliente”.
O osciloscópio chegou no mercado brasileiro em meados de 2010 e atualmente é um equipamento fundamental, devido a tecnologia embarcada cada vez mais presente na frota de veículos. De acordo com o coordenador do Núcleo, Éderson Terhorst, essa é uma das principais ferramentas que o profissional precisa dominar. “Com ele, fica mais fácil realizar diagnósticos precisos sobre falhas nos sistemas dos veículos, que estão cada vez com mais sensores e circuitos integrados. Com o curso, queremos melhorar o atendimento e a eficiência, aumentar a produtividade, com a redução do tempo de execução do serviço e melhorar a técnica e a eficácia nos serviços prestados”, salientou.
Terhorst enfatizou que a capacitação é necessária tendo em vista que o osciloscópio faz parte do dia a dia dos profissionais reparadores automotivos. “A função desse equipamento é medir os sinais elétricos e eletrônicos de um circuito, exibindo em uma tela gráficos que facilitam a interpretação das informações. Esse treinamento é fundamental para qualificar as empresas que fazem parte do Núcleo das Automecânicos da ACIC”.
A próxima turma da capacitação se encontrará no dia 27 deste mês, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, e no dia 28, das 8h às 12h, na mecânica Auto Giro Transmissões Automáticas.
Esse é o segundo treinamento promovido neste ano pelo Núcleo do Automecânicas da ACIC por meio do PAN. O primeiro foi sobre injeção direta de combustível, em agosto.
SOBREO PAN
O propósito do PAN 2021 é aumentar a competitividade das microempresas (ME), microempreendedores individuais (MEI), empresas de pequeno porte (EPP) e produtores rurais do Sistema Facisc, integrantes dos núcleos setoriais do Programa Empreender, por meio de projetos que contemplem em suas propostas os eixos de produtividade, gestão empresarial e acesso ao mercado.

Veja também

SENAR/SC promove 39 cursos na região Oeste em junho14/06/19 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove, em junho, na região Oeste, 39 treinamentos que beneficiarão aproximadamente 625 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural do município. As......

Voltar para (Blog)