Postado em 11 de Agosto de 2023 às 14h14

Palestra sobre sucessão familiar comemora 53 anos da ACIX

Evento ocorreu nesta semana, com parceria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC)
Evento foi uma oportunidade para ampliar conhecimentos e criar oportunidades.
O tema sucessão nas empresas familiares tem sido cada vez mais discutido dentro das organizações catarinenses e fez parte de palestra na Noite Empresarial, realizada nesta semana pela Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (ACIX), em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio da Academia FIESC de Negócios. A programação comemorou os 53 anos da ACIX.
A psicóloga e consultora de empresas familiares Patrice Gaidzinski, explanou sobre “Os desafios da sucessão na empresa familiar”. Ela expôs que, em Santa Catarina, mais de 85% das empresas são de controle familiar. “Mais do que trabalhar em família, passar o negócio da família de uma geração para outra tem sido um grande desafio. Geralmente, é muito difícil para um empresário fundador de um negócio escolher ou estruturar de uma forma organizada o seu sucessor na gestão. Além disso, manter o negócio com sucesso e em contínuo crescimento numa geração de irmãos pode suscitar sentimentos como competição e ciúmes e, entre irmãos adultos, estes são sentimentos que podem ser muito nocivos ao negócio e às relações familiares”, analisou.
De acordo com Patrice, a sustentabilidade e a longevidade das empresas vão muito além dos processos de gestão. “Dependem também da consciência das famílias empresárias em fazer o correto gerenciamento das suas dinâmicas familiares, ressaltando o trabalho das gerações anteriores e preparando um projeto de lideranças futuras capazes tecnicamente e preparados emocionalmente para liderar pessoas com sensibilidade, coragem e honestidade para com suas próprias emoções”, salientou.
O presidente da ACIX, Romeu Meneguzzi, salientou que reunir esforços para desenvolver as ações de interesse comum e promover o desenvolvimento de Xanxerê e região está no DNA da ACIX e destacou a alegria da entidade em reunir a classe para comemorar mais um aniversário da Associação que é tão representativa e atuante junto às demandas do empresariado.
O diretor da FIESC, Alceu Lorenzon, realçou que a celebração permitiu reconhecer a expressiva contribuição da ACIX durante mais de cinco décadas em favor da competitividade e, consequentemente, pela longevidade das empresas do município e da região. “Falar de longevidade das empresas nos remete à proposição que nos tem sido feita pela FIESC de reinvenção da indústria. Essa orientação está balizada nos avanços tecnológicos e nas transformações da geopolítica e das cadeias globais de suprimentos. Temos novos modelos de negócios, novas formas de trabalho, novas tecnologias e novos produtos”, sublinhou.
Acrescentou que a FIESC vem realizando, individualmente ou por meio de parcerias, uma série de iniciativas que estimulam esse processo. Um exemplo foi a palestra com Patrice Gaidzinski. “Nosso objetivo é promover reflexões e alinhamentos para a sucessão familiar. Esse tema é uma das frentes da Academia FIESC de Negócios, implantada em 2022 e que busca fortalecer a gestão das indústrias catarinenses. Além disso, temos outro grande desafio: o capital humano. Precisamos incluir as pessoas nesta nova economia. A integração de nossos atuais e futuros profissionais implica em duas abordagens: a saúde e qualidade de vida do trabalhador e a qualificação. Também sob estes aspectos temos inúmeras ações da FIESC, por meio do SESI e do SENAI, inclusive aqui em Xanxerê”, destacou Lorenzon.
O vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, reforçou que o evento foi uma oportunidade para ampliar conhecimentos e criar oportunidades. “Sucessão familiar é um assunto, muitas vezes, delicado nas empresas, mas que deve ser tratado com profissionalismo. Participar de palestras e ter consultorias para contribuir nesse processo e preparar as organizações é importante para que seja uma jornada leve e natural. Por isso, somos parceiros da ACIX para debater esse tema e diversos outros de interesse da classe empresarial de Xanxerê e região. A FIESC está à disposição dos empreendedores que precisam de auxílio para superar os desafios que se apresentam”.
Programação comemorou os 53 anos da ACIX.
Evento ocorreu nesta semana, em Xanxerê.

Lideranças da FIESC e da ACIX participaram do evento.

Patrice Gaidzinski explanou sobre os desafios da sucessão na empresa familiar.

Veja também

Voltar para (Blog)