Palestra sobre sucessão familiar comemora 53 anos da ACIX
Evento ocorreu nesta semana, com parceria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC)
Evento foi uma oportunidade para ampliar conhecimentos e criar oportunidades.
O tema sucessão nas empresas familiares tem sido cada vez mais discutido dentro das organizações catarinenses e fez parte de palestra na Noite Empresarial, realizada nesta semana pela Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (ACIX), em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio da Academia FIESC de Negócios. A programação comemorou os 53 anos da ACIX.
A psicóloga e consultora de empresas familiares Patrice Gaidzinski, explanou sobre “Os desafios da sucessão na empresa familiar”. Ela expôs que, em Santa Catarina, mais de 85% das empresas são de controle familiar. “Mais do que trabalhar em família, passar o negócio da família de uma geração para outra tem sido um grande desafio. Geralmente, é muito difícil para um empresário fundador de um negócio escolher ou estruturar de uma forma organizada o seu sucessor na gestão. Além disso, manter o negócio com sucesso e em contínuo crescimento numa geração de irmãos pode suscitar sentimentos como competição e ciúmes e, entre irmãos adultos, estes são sentimentos que podem ser muito nocivos ao negócio e às relações familiares”, analisou.
De acordo com Patrice, a sustentabilidade e a longevidade das empresas vão muito além dos processos de gestão. “Dependem também da consciência das famílias empresárias em fazer o correto gerenciamento das suas dinâmicas familiares, ressaltando o trabalho das gerações anteriores e preparando um projeto de lideranças futuras capazes tecnicamente e preparados emocionalmente para liderar pessoas com sensibilidade, coragem e honestidade para com suas próprias emoções”, salientou.
O presidente da ACIX, Romeu Meneguzzi, salientou que reunir esforços para desenvolver as ações de interesse comum e promover o desenvolvimento de Xanxerê e região está no DNA da ACIX e destacou a alegria da entidade em reunir a classe para comemorar mais um aniversário da Associação que é tão representativa e atuante junto às demandas do empresariado.
O diretor da FIESC, Alceu Lorenzon, realçou que a celebração permitiu reconhecer a expressiva contribuição da ACIX durante mais de cinco décadas em favor da competitividade e, consequentemente, pela longevidade das empresas do município e da região. “Falar de longevidade das empresas nos remete à proposição que nos tem sido feita pela FIESC de reinvenção da indústria. Essa orientação está balizada nos avanços tecnológicos e nas transformações da geopolítica e das cadeias globais de suprimentos. Temos novos modelos de negócios, novas formas de trabalho, novas tecnologias e novos produtos”, sublinhou.
Acrescentou que a FIESC vem realizando, individualmente ou por meio de parcerias, uma série de iniciativas que estimulam esse processo. Um exemplo foi a palestra com Patrice Gaidzinski. “Nosso objetivo é promover reflexões e alinhamentos para a sucessão familiar. Esse tema é uma das frentes da Academia FIESC de Negócios, implantada em 2022 e que busca fortalecer a gestão das indústrias catarinenses. Além disso, temos outro grande desafio: o capital humano. Precisamos incluir as pessoas nesta nova economia. A integração de nossos atuais e futuros profissionais implica em duas abordagens: a saúde e qualidade de vida do trabalhador e a qualificação. Também sob estes aspectos temos inúmeras ações da FIESC, por meio do SESI e do SENAI, inclusive aqui em Xanxerê”, destacou Lorenzon.
O vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, reforçou que o evento foi uma oportunidade para ampliar conhecimentos e criar oportunidades. “Sucessão familiar é um assunto, muitas vezes, delicado nas empresas, mas que deve ser tratado com profissionalismo. Participar de palestras e ter consultorias para contribuir nesse processo e preparar as organizações é importante para que seja uma jornada leve e natural. Por isso, somos parceiros da ACIX para debater esse tema e diversos outros de interesse da classe empresarial de Xanxerê e região. A FIESC está à disposição dos empreendedores que precisam de auxílio para superar os desafios que se apresentam”.
Programação comemorou os 53 anos da ACIX.
Evento ocorreu nesta semana, em Xanxerê.
Lideranças da FIESC e da ACIX participaram do evento.
Patrice Gaidzinski explanou sobre os desafios da sucessão na empresa familiar.
Veja também
J.A. Equipamentos expõe novas tecnologias na Mercoagro 202013/Jan/202013/01/20há 5 anos Segunda-feira, 13 de Janeiro de 202013/01/2020A J.A. Indústria e Comércio de Máquina está sediada em Chapecó (SC) e atua com as indústrias de processamento e industrialização de produtos cárneos, entre eles frangos, bovinos, suínos e peixes. A empresa é uma das expositoras da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne –......
Santa Catarina quer retomar a exportação de pescados para União Européia26/Mar/201926/03/19há 6 anos Terça-feira, 26 de Março de 201926/03/2019Maior produtor de pescados do Brasil, Santa Catarina se prepara para retomar as exportações para União Europeia. Uma parceria entre a Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP/MAPA) e a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca......
Sebrae Delas desperta o empreendedorismo feminino10/Jul/202010/07/20há 4 anos Sexta-feira, 10 de Julho de 202010/07/2020Empresas dos municípios de Caibi, Iporã do Oeste, Itapiranga, Maravilha, São José do Cedro e Tunápolis foram selecionadas para o Programa de Desenvolvimento do Sebrae Delas Mulher de Negócios que será realizado......