Postado em 24 de Junho de 2021 às 15h09

Mudança de mindset contribui para melhorar resultados empresariais

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
“Comportamento empreendedor, como isso influencia nos negócios” foi o tema de palestra do instrutor Olavo De Geroni, nesta semana, em Xanxerê. A iniciativa foi do Sebrae/SC, da Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. O evento realizado na Dust Cervejaria observou todos os protocolos de segurança no combate à covid-19: aferição da temperatura, distanciamento social, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool em gel. Participaram empresários e pessoas que desejam se tornar empreendedores.
De Geroni abordou o conceito do empreendedorismo, por que algumas pessoas têm sucesso em seus empreendimentos, as características comportamentais, visão de futuro e casos de sucesso. “O brasileiro é o povo que mais trabalha no mundo e está na hora de atuarmos melhor e de maneira mais eficaz. Para isso acontecer depende de cada um fazer diferente. Mudar a forma de pensar e agir são os primeiros passos”, argumentou.
Pesquisa mundial, segundo De Geroni, revelou características semelhantes dos empreendedores de sucesso, ou seja, enquanto alguns veem dificuldades outros vislumbram oportunidades. “O estudo também apontou que as pessoas podem ser treinadas para realizar mudanças em seus comportamentos”, explicou.
As dez características comportamentais dos empreendedores são: busca por oportunidade e iniciativa (sempre atento ao mercado), estabelecimento de metas (com foco no resultado), busca de informações (que reforce a prática desse comportamento), planejamento e monitoramento sistemático (de que forma fazer), exigência de qualidade e eficiência (de como entrega ao cliente), correr risco calculado (buscar mercado), persistência, comprometimento (são combustíveis do empreendedor), persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança (acreditar em suas potencialidades).
EMPRETEC
A palestra integra as ações do Programa de Formação de Empreendedores (Empretec). A metodologia é da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca conhecer os padrões de comportamento de sucesso, identificar e fortalecer essas características e aumentar os resultados empresariais.
Em Xanxerê o programa será realizado no período de 19 a 24 de julho, das 8h às 18 horas, no Auditório das Associação das Entidades Empresariais (AEEX). As inscrições podem ser feitas pelo link sebrae.sc/empretec.
Ao todo são 60 horas de capacitação, em seis dias de imersão, em que o participante é desafiado com atividades práticas, cientificamente fundamentadas.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Veja também

Consumidor pagará impacto da Covid na conta de luz23/07/20 A pandemia evidenciou as distorções do mercado nacional de energia elétrica, afirmou o presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, Otmar Muller, durante reunião online do colegiado, nesta quarta-feira, dia 22...

Voltar para (Blog)