Santa Catarina reduz para 30 dias o tempo para indenização de produtores rurais
Santa Catarina reduz o tempo de espera para indenizações do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa) e amplia o número de produtores rurais beneficiados. O estado é um dos únicos do país que indeniza integralmente os criadores pelo abate sanitário de animais doentes e o pagamento, que antes levava até 150 dias para ser concluído, agora está disponível em um tempo médio de 30 dias.
"Agilidade. Essa foi a palavra de ordem no Fundesa. Ser uma referência no cuidado com os animais é também preservar a saúde dos produtores rurais e dos consumidores. Estamos muito contentes com os resultados alcançados este ano porque a indenização dá ao produtor a chance de recomeçar, de adquirir animais sadios e seguir com sua produção", destaca o secretário de estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.
Os catarinenses querem manter a liderança no cuidado com a saúde dos animais, para isso o Estado aumentou os esforços para erradicar a brucelose e tuberculose. Santa Catarina já tem uma das menores prevalências dessas doenças do país e segue indenizando os produtores rurais pelo abate sanitário de animais contaminados. De janeiro a novembro deste ano, o Fundesa investiu aproximadamente R$ 8 milhões na indenização de mais de 650 criadores.
O produtor rural Eron Paulo Baldissera, de Chapecó, é um dos beneficiários do Fundesa e hoje comemora as conquistas após a indenização e o recomeço. "Quando uma doença bate numa propriedade é uma coisa triste e a indenização é muito importante e nos ajudou muito. Na época estava demorando de oito a 10 meses para receber e agora eu tive uma notícia de que o prazo das indenizações já caiu para 30 dias". Quando detectou que seus animais estavam com brucelose, Baldissera produzia 10 mil litros de leite por mês e com o abate sanitário dos animais a produção passou para 1,5 mil litros por mês. "Agora estamos voltando e acredito que até março nós já retomamos os 10 mil litros que produzíamos antes. A Cidasc abraçou a causa para erradicar a brucelose e a tuberculose em Santa Catarina e agora nós queremos a certificação como propriedade livre de brucelose e tuberculose", afirma.
Em 2019, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural aumentou em quase 70% o recurso disponível para a indenização dos produtores, o que deu mais agilidade no pagamento.
Fundesa
O Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa) foi criado pela Secretaria da Agricultura em 2004 para manter e melhorar a sanidade animal em Santa Catarina. O Fundesa indeniza os criadores de animais, doentes ou sob suspeita de doença, de modo a possibilitar a aquisição de animais sadios para a continuidade da produção.
SESCOOP/SC: evento promoveu a abertura do ciclo 2023 do PDGC23/Mar/202323/03/23há 2 anos Quinta-feira, 23 de Março de 202323/03/2023O objetivo do evento foi apresentar aos gestores do Programa PDGC os benefícios do desenvolvimento da cultura da excelência....
DEFESA DA INDÚSTRIA: FIESC defende valorização do Código Florestal22/Ago/202422/08/24há 1 ano Quinta-feira, 22 de Agosto de 202422/08/2024Setores moveleiro, da silvicultura e de papel e celulose debatem insegurança jurídica gerada por notificações do IBAMA que sobrepõem legislação estadual consolidada. ...
São Carlos acelera desenvolvimento econômico com renovação do Programa Cidade25/Mar/202125/03/21há 4 anos Quinta-feira, 25 de Março de 202125/03/2021 Vídeo: https://youtu.be/wMvdlnmvj4w “Queremos dar boas condições para os moradores de São Carlos. O desafio é grande, o momento requer resiliência e empatia, mas temos que nos manter......