Postado em 27 de Novembro às 14h51

Com apoio do SENAI, Chapecó certifica mais de 200 alunos em cursos voltados ao mercado de trabalho

Com apoio do SENAI, Chapecó certificou 207 alunos em cursos voltados ao mercado de trabalho. (Foto: Prefeitura de Chapecó)

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria da Família e Proteção Social, certificou 207 participantes dos cursos de qualificação profissional do programa Oportuniza Chapecó. A entrega dos certificados ocorreu no Centro de Cultura e Eventos, com a presença de autoridades, familiares e representantes das instituições parceiras, como o SENAI e o SENAC.
O programa, criado em 2022, tem como foco a inclusão produtiva e a geração de renda, especialmente para os usuários da Assistência Social. Em 2025, as capacitações foram realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), atende as demandas do mercado de trabalho local, nos setores industrial e da construção civil.
“Esse é um momento de grande significado para todos nós. O programa Oportuniza Chapecó é a concretização de uma política pública que transforma vidas por meio da educação profissional. Para o SENAI, é motivo de orgulho fazer parte dessa iniciativa que leva qualificação técnica a quem realmente precisa, preparando profissionais para os desafios reais do mercado. A indústria local precisa de mão de obra qualificada, e esses alunos agora estão prontos para contribuir com competência, responsabilidade e conhecimento. Essa parceria entre o poder público e as instituições de ensino é essencial para promover inclusão, gerar oportunidades e fortalecer a economia regional”, frisou o gerente executivo do SENAI Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti.
Entre os cursos oferecidos neste ano, destacam-se: assentador de revestimento cerâmico e porcelanato, eletricista e instalador hidráulico predial básico, mecânica de veículos, pintura em grafiato, processos de solda MIG, MAG e TIG, costura básica e modelagem, design de sobrancelhas, manicure e pedicure, informática e capacitações administrativas.
De acordo com o coordenador do programa, Sergio Ribolli, o Oportuniza Chapecó nasceu da necessidade de preparar profissionalmente os usuários da rede de assistência. “O objetivo é oferecer qualificação e promover mudanças de vida para essas pessoas”, afirmou.
O secretário da Família e Proteção Social, Luciano Huning, destacou que os cursos são voltados à população em situação de vulnerabilidade. “São oportunidades que mudam a vida, trazem melhorias e benefícios reais para as famílias”, reforçou.
As inscrições para os cursos foram realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), garantindo o acesso facilitado à capacitação. O planejamento dos cursos foi feito em conjunto com a equipe do Balcão de Empregos, o que permitiu alinhar as formações às vagas disponíveis no município.

Veja também

Como a pandemia tem afetado a qualidade do sono?26/03/21 Médicos explicam os fatores que interferem no dormir bem, o impacto à saúde e estratégias para melhorar o sono...

Voltar para (Blog)