Postado em 18 de Julho de 2023 às 14h15

Nutricionista dá dicas de chás nutritivos para aquecer o inverno

O chá de frutas vermelhas fortalece o sistema imunológico (Foto: banco de imagens).
Com a chegada do inverno, muitas pessoas procuram maneiras de se aquecer e aumentar a imunidade para prevenir e amenizar sintomas de gripe, alergias e resfriados. Entre as opções, os chás se destacam como uma alternativa saudável e saborosa. Com o intuito de tornar a experiência ainda mais agradável e nutritiva, Simoni Toledo, nutricionista do Fort Atacadista de Chapecó, orienta sobre o preparo da bebida com frutas e aponta os benefícios.
CHÁ DE FRUTAS VERMELHAS
Uma excelente alternativa, de acordo com a nutricionista, é o chá de frutas vermelhas. Simoni destaca que a bebida é de fácil preparo. “Basta separar as frutas, como morango, framboesa, amora e mirtilo, e ter mel, limão e hortelã à disposição. A combinação ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo, reduz a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e diminui o risco de doenças cardíacas”, afirma.
Além de serem ricas em antioxidantes e compostos que contribuem para a saúde do coração, as frutas também possuem vitamina C, responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico. Ainda, o desenvolvimento das funções cognitivas, o estímulo da memória, o combate ao declínio cognitivo relacionado à idade, a redução de inflamação no corpo e a hidratação do organismo se destacam entre os benefícios.
INGREDIENTES
Para preparar o chá de frutas vermelhas são necessários os seguintes ingredientes: duas xícaras de frutas; quatro xícaras de água; uma colher de sopa de mel; uma colher de chá de suco de limão e folhas de hortelã à gosto.
MODO DE PREPARO
O primeiro passo é lavar as frutas e adicioná-las, com quatro xícaras de água, em uma panela. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar de 10 a 15 minutos. Retire a panela do fogo. Adicione a mistura no mixer ou no liquidificador, bata e coe com a peneira. Adoce com mel e acrescente o suco de limão. Se desejar, decore com folhas de hortelã. Agora está pronto para servir.
CHÁ DE LARANJA E MAÇÃ
O chá de laranja com maçã, cravo e canela, segundo a nutricionista, é uma combinação que oferece uma série de benefícios para a saúde. Um dos principais destaques dessa mistura é a presença da vitamina C, presente tanto na laranja quanto na maçã. “Esse nutriente auxilia na absorção de ferro, contribuindo para a saúde da pele e favorecendo a cicatrização. Já o cravo e a canela possuem propriedades digestivas, auxilia no alívio de desconfortos gastrointestinais e facilita a digestão”.
INGREDIENTES
Este chá pode ser preparado com duas laranjas; duas maçãs; um cravo-da-índia; dois paus de canela; quatro xícaras de água e mel.
MODO DE PREPARO
Para fazer o chá é necessário cortar as laranjas em fatias finas e as maçãs em cubos pequenos (remova as sementes e o caule). Em uma panela, adicione a água e leve ao fogo médio-alto até ferver. Acrescente as frutas, o cravo-da-índia e os paus de canela. Depois, deixe cozinhar de 15 a 20 minutos. Para finalizar, coloque mel e mexa. Retire a panela do fogo e deixe o chá repousar por alguns minutos. Por fim, basta coar e servir.
FVL
Com uma ampla variedade de alimentos frescos e preços baixos, o Fort Atacadista de Chapecó oferece qualidade e diversidade para sua mesa ou empresa. O dia de Frutas, Legumes e Verduras (FVL) ocorre todas as semanas nas terças e quartas-feiras. “Visite a nossa loja. Abrimos de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 21h. Aproveite nossa variedade de itens e torne suas refeições ainda mais saudáveis e saborosas”, destaca o gerente regional do Fort Atacadista, Éderson Fiorese.
            A unidade do Fort Atacadista fica localizada na Avenida São Pedro, 1968, no bairro São Cristóvão.
 

 
O chá de laranja com maçã, cravo e canela, segundo a nutricionista, auxilia na absorção de ferro e possui propriedades digestivas (Foto: banco de imagens).

Veja também

Santa Catarina registra alta de 54% no faturamento com as exportações de carne suína em abril24/05/21 Maior produtor nacional de carne suína, Santa Catarina mantém crescimento nas exportações e amplia em 54% o faturamento com os embarques em abril. No último mês, o agronegócio catarinense exportou mais de 50 mil toneladas de carne suína, gerando receitas que passam de US$ 123,7 milhões - o segundo maior valor da série histórica iniciada em......
OSB Chapecó promove palestra online nesta quinta13/08/20 Entidade debate com parceiros, mantenedores e voluntários a importância da atitude cidadã para o desenvolvimento do País ...

Voltar para (Blog)