Postado em 18 de Dezembro de 2019 às 15h15

Unimed Chapecó oferece novo exame: Angiotomografia de Coronárias

“Como evitar um infarto antes que aconteça?”. Esse é um questionamento recorrente tanto de médicos quanto de pacientes. Com a intenção de auxiliar nesse processo de diagnóstico precoce a Unimed Chapecó passa a oferecer a partir de 2020 um novo exame: Angiotomografia de Coronárias realizada em Tomógrafo Multislice 128 i. Para definir as diretrizes e os protocolos de solicitação dos exames cardiológicos foi realizado, no último fim de semana, um encontro entre os médicos cooperados que atuam nessa área para troca de ideias e experiências, no Hotel Bertaso, em Chapecó.  O evento foi organizado pelo Dr. Rafael Agnolin.
De acordo com o diretor técnico da Unimed Chapecó, o cirurgião cardiovascular Dr. Mário Goto, a medicina está em um momento singular no município, por isso é fundamental reforçar a necessidade de utilizar a tecnologia em sua totalidade. “Realizamos várias reuniões internas para melhorar os procedimentos, pois Chapecó tem total condição de oferecer qualquer arsenal terapêutico e a intenção da cooperativa médica é de que a região vislumbre essa excelência do atendimento à saúde”, argumentou.
No encontro foi apresentada uma sugestão de fluxo de atendimento que compreende: indicação apropriada do médico assistente; adequação às exigências do exame com auxílio da equipe de enfermagem e do cardiologista supervisor, aquisição das imagens e elaboração do laudo pelo técnico em radiologia e pelo cardiologista responsável.
A enfermeira do Centro de Imagem da Unimed Chapecó, Vanize Giaretta Luzzi, explicou que os próximos passos compreendem: elaborar o fluxo de atendimento dos pacientes, estabelecer a estrutura do corpo clínico responsável pela estruturação dos protocolos pré, durante e pós exames. “Isso também engloba o plano de cuidado individualizado conforme cada patologia”, comentou.
APRESENTAÇÕES
“Diretrizes e protocolos” foi o tema apresentado pelo cardiologista Dr. João Moojen de Silveira, que atua no Hospital São Vicente em Passo Fundo (RS). O médico apresentou estudos e pesquisas que comprovam a eficácia desse exame para o diagnóstico precoce com maior aderência ao tratamento pelo paciente. “Entre pacientes com suspeita de doença cardíaca foi possível reduzir ainda mais os índices de morte por doença cardíaca, o que representa um grande avanço e contribui nas mudanças das condutas clínicas possibilitando interferir no processo aterosclerótico inicial. Esse exame,  tem por vocação o diagnóstico precoce voltado a indicar o melhor tratamento com enfoque individualizado”, comentou.
A cardiologista Dra. Angela Gallina Bertaso, que atua em Chapecó, Criciúma e Tubarão, explanou sobre “Implementação do exame Angiotomografia de Coronárias e escore de cálcio coronariano na prática clínica”. Conforme a médica, o exame além de identificar estenoses coronarianas, demonstra as características de cada placa obstrutiva. Também pode ser utilizado para avaliação de coronárias anômalas, localização de enxertos (pontes) de revascularização e definição da anatomia dos átrios e da aorta naqueles pacientes com planos de procedimentos nestas estruturas. “O Hospital Unimed Chapecó passa a contar com métodos de imagem avançados em cardiologia: ressonância cardíaca, Angiotomografia de Coronárias e ecocardiograma de estresse, que farão a diferença no cuidado com o paciente e no tratamento com mais eficácia”, enalteceu.
O exame é recomendado principalmente para pacientes que apresentam quadro de dor precordial e tenham algum tipo de risco para doença arterial coronariana (DAC), ou naqueles que realizaram outros exames cardiológicos com resultados conflitantes e também em paciente com dor torácica aguda, mas com exames de eletrocardiograma e enzinas cardíacas normais. O exame não é recomendado para pessoas com arritmia cardíaca, muita calcificação coronariana ou obesidade acentuada. Para realizá-lo é necessário estar em jejum, evitar cafeína e exercícios físicos no dia do exame, fazer o preparo antialérgico se necessário e controlar a frequência cardíaca através do uso de medicamentos que diminuam os batimentos cardíacos. 

Veja também

Voltar para (Blog)