Chapecó registra expansão no setor pet e atrai novos empreendedores
Com crescimento de 20,8% no 1° semestre de 2025, mercado Pet aquece economia e amplia oportunidades de negócios no município
No primeiro semestre de 2025, o número de novos empreendimentos do setor Pet cresceu 20,8% em comparação ao mesmo período do ano passado, em Chapecó. (Crédito: foto ilustrativa/ Freepik)
O mercado Pet em Chapecó está em expansão. No primeiro semestre de 2025, o número de novos empreendimentos do setor cresceu 20,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 29 novos negócios abertos no município nos primeiros seis meses do ano, de acordo com levantamento do Observatório Econômico da CDL de Chapecó, com base em dados da Receita Federal.
Os dados apontam para um setor em pleno crescimento e com grande potencial de geração de emprego e renda. Entre os principais segmentos com maior abertura de empresas estão:
·Higiene e embelezamento de animais domésticos: 16 novas empresas (+23,0% em relação a 2024)
·Alojamento de animais domésticos (hotéis e creches pet): quatro empresas (+100,0%)
·Comércio varejista de animais vivos, artigos e alimentos para pets: cinco novos negócios (- 44,0% em relação ao 1° semestre de 2024)
·Comércio atacadista de alimentos para animais: instalação de duas empresas (não houve aberturas no 1° semestre do ano passado).
·Criação de animais de estimação: instalação de duas empresas (não houve aberturas no 1° semestre do ano passado).
Outro ponto de destaque é o perfil das novas empresas: 89,7% delas são Microempresas (ME), sendo que a grande maioria (72,4%) é formada por Microempreendedores Individuais (MEI). As Empresas de Pequeno Porte (EPP) registraram a abertura de dois negócios (7,0%) e as de maior porte um (3,3%). Isso demonstra a força do empreendedorismo de pequeno porte na dinamização da economia local.
A distribuição geográfica dos novos empreendimentos demonstra a pulverização das oportunidades em diferentes regiões. O Centro lidera com seis novas empresas, seguido pelos bairros Efapi e São Cristóvão, com três empreendimentos cada. Passos dos Fortes, Presidente Médici e Santo Antônio registraram dois novos negócios cada. Também houve aberturas na Bela Vista, Bom Pastor, Distrito de Marechal Bormann, Jardim Itália, entre outros bairros, evidenciando um crescimento diversificado e descentralizado.
Edson Demétrio Piana, presidente da CDL de Chapecó, celebrou os dados e reforçou o papel estratégico da entidade: “Chapecó tem se mostrado um ambiente fértil para quem quer empreender, e a CDL está na vanguarda desse movimento com o apoio da nossa inteligência econômica, o Observatório Econômico. Por meio dele, conseguimos identificar tendências, mapear oportunidades e orientar o empreendedor com informações precisas. Estamos de portas abertas para receber empresas interessadas em se associar, conhecer nossas vantagens e utilizar toda a estrutura de apoio ao desenvolvimento empresarial que oferecemos. O crescimento do setor Pet é mais uma prova de que estamos no caminho certo para promover desenvolvimento com inclusão, inovação e competitividade.”
O diretor Executivo da CDL de Chapecó, MaurícioDuarte, destacou o impacto do crescimento e reforçou o papel da entidade: “A CDL atua para manter um ambiente cada vez mais favorável, com orientação, capacitação, inteligência de mercado e incentivo aos empreendedores. Nossas portas estão abertas para empresas que desejam se associar e contar com benefícios exclusivos, apoio especializado e uma rede sólida de conexões. Essa expansão representa mais empregos, mais circulação de renda e mais força para a nossa economia, e a CDL está pronta para contribuir para que esse ciclo positivo se amplie ainda mais.”
PLANEJAMENTO E INVESTIMENTOS
A CDL de Chapecó conta com uma ferramenta avançada de monitoramento e análise econômica do município: o Observatório Econômico da CDL.
Essa ferramenta inovadora consolida dados e indicadores econômicos do município, transformando-os em percepções de alto valor para orientar decisões, planejar ações e atrair investimentos. Além disso, serve de base para apoiar projetos estratégicos, pesquisas setoriais e eventos que movimentam o calendário econômico do município.
Com essa estrutura de inteligência, a CDL reforça seu compromisso de ser mais que uma entidade representativa: é uma parceira ativa no desenvolvimento dos negócios, sempre de portas abertas para receber novos associados, apresentar vantagens exclusivas e oferecer suporte para o crescimento sustentável e competitivo do setor empresarial de Chapecó.
Tabela 1: Aberturas de empresas do setor PET em Chapecó (1° semestre de 2025/2024)
ATIVIDADE (CNAE)
1° SEMESTRE DE 2024
1° SEMESTRE DE 2025
VARIAÇÃO (%)
HIGIENE E EMBELEZAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS
13
16
23,0%
COMÉRCIO VAREJISTA DE ANIMAIS VIVOS, ARTIGOS E ALIMENTOS PARA PETS: 13 NOVOS NEGÓCIOS
9
5
- 44,4%
ALOJAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (HOTÉIS E CRECHES PET)
2
4
100,0%
CRIAÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
-
2
-
COMÉRCIO ATACADISTA DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS
-
2
-
TOTAL
24
29
20,8%
Fonte: Observatório Econômico da CDL de Chapecó, a partir dos dados da Receita Federal.
Figura 1: Abertura de empresas do setor Pet em Chapecó entre janeiro e maio de 2025
Fonte: Observatório Econômico da CDL de Chapecó, a partir dos dados da Receita Federal.
FONTE: OBSERVATÓRIO ECONÔMICO DA CDL CHAPECÓ
Foram 29 novos negócios abertos em Chapecó nos cinco seis meses do ano, de acordo com levantamento. (Crédito: foto ilustrativa/ Freepik)