Postado em 11 de Outubro de 2022 às 16h44

Torneio de Robótica Grande Oeste reúne mais de 130 estudantes em Chapecó

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Mais de 130 estudantes de 10 a 17 anos tiveram um sábado diferente, com muito aprendizado e diversão durante o Torneio de Robótica Grande Oeste (TRGO), no SENAI, em Chapecó. O objetivo foi colocar em prática o conhecimento adquirido durante as aulas de robótica. A iniciativa foi promovida pelo SESI e SENAI, entidades da FIESC, por meio das gerências Oeste e Extremo Oeste.
            O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, destacou que são atendidos 76 municípios com uma equipe de quase 450 colaboradores na educação básica, educação profissional, ensino superior e saúde. “Enquanto Escola S, temos compromisso com a inovação e a tecnologia. Nosso objetivo com o TRGO era mobilizar a engajar escolas públicas e privadas, além das equipes da Escolas S e esperamos ainda mais participação na próxima edição. Temos 99 turmas de educação no contraturno escolar na região, parceria com prefeituras, e professores atuando com robótica. Nossa intenção é fomentar cada vez mais a robótica, a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo e vocês, alunos, fazem parte desse ecossistema”, enfatizou.
A supervisora da educação continuada do SESI, Ísis dos Anjos, reforçou que a intenção do TRGO foi unificar conhecimentos teóricos com a aplicação prática, visando a integração das disciplinas e conteúdos trabalhados durante o ano, além de ser um momento para troca de experiências e de participar de uma competição amistosa. Ísis destacou que o torneio foi importante para que os alunos colocassem em prática conhecimentos de física e matemática, por exemplo, por meio da construção de projetos. “Esse tipo de iniciativa também contribui para que os estudantes adquiram competências pessoais, profissionais e emocionais importantes para o mercado de trabalho”.
Para o professor da Escola de Educação Básica Bom Pastor, Carlos Rutz, participante do torneio, o TRGO foi muito produtivo. “Conhecemos novas equipes e pessoas de outras cidades e estados, além de toda a energia de uma competição. Os estudantes estavam nervosos, mas resolveram os problemas da melhor maneira possível, com respeito aos colegas. A organização foi excelente, a condução do tempo e o espaço para as equipes também. Os alunos conseguiram colocar em prática seus conhecimentos. Já estamos ansiosos para as próximas edições”.
            O estudante Felipe de Oliveira Cardoso avaliou como positiva a oportunidade de participar do TRGO. “Todas as equipes foram maravilhosas. No começo nosso robô perdeu, mas depois tivemos vitórias e conseguimos chegar no pódio. Todos estavam animados e torcendo e isso foi muito legal”, relatou. “Ficamos honrados em poder participar do evento no SENAI. Tivemos muito aprendizado e gostamos do engajamento das demais equipes, conhecemos pessoas de outras cidades e a organização estava ótima”, acrescentou o aluno Leandro Luiz Pagliarini.
Participaram estudantes de escolas públicas, particulares, do SESI e SENAI e das oficinas atendidas pela FIESC por meio de parceria com as prefeituras. Integraram a atividade instituições de ensino de Anchieta, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Chapecó, Galvão, Coronel Freitas, Pato Branco, Joaçaba e Concórdia.
Além do torneio, o evento teve outras atrações: visitação aos laboratórios do SESI SENAI, apresentação da equipe Agrotech, de Concórdia, apresentação do Robozão, cadastro para vagas de estágio proporcionadas pelo IEL, ações sociais (Tampinha do Bem e Lixo Zero) e vagas de trabalho do Movimento SC pela Educação.
            Equipes venCedoras
            As equipes classificadas nos três primeiros lugares receberam medalha e troféu. Foram 22 equipes que competiram em três modalidades: Sumô Cliff Hanger LEGO®, Cabo de Guerra e Viagem ao Centro da Terra (VCT). Na categoria Sumô Cliff Hanger LEGO® classificaram-se: Robotic League Azul (1º lugar), Robotic League Vermelho (2º lugar) e Robotic League Verde (3º lugar).
            Na categoria Cabo de Guerra o 1° lugar foi para a Robotic League Rosa, o 2° para a Resgate dos Soldados da Outra Equipe e em 3° lugar ficou a equipe Legacy. Na categoria Viagem ao Centro da Terra a Robotic League Amarelo ficou em 1º lugar, a equipe SESI SENAI SC AgroRobots em 2º e a West Sharks em 3º lugar.
 

 

Veja também

Inclusão social e cooperação05/01/23 Unimed Chapecó é a primeira unidade da Unimed em Santa Catarina a ter uma intérprete de Libras...
Aurora Coop e FALB reconhecem professores com o Prêmio Educador Eco Criativo 18/10/22 As ganhadoras do Prêmio Educador Eco Criativo promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), instituição mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), foram anunciadas, nesta semana, em evento on-line.......

Voltar para (Blog)