Workshop discute marca pessoal como estratégia de liderança e gestão de pessoas
Evento promovido pelo Núcleo de Gestores de Pessoas da ACIC reuniu profissionais para uma imersão sobre imagem profissional, comunicação e reputação corporativa
Núcleo de Gestores de Pessoas da ACIC. (Foto: Arquivo)
Com o objetivo de fortalecer a gestão de carreira e aprimorar habilidades de liderança, o Núcleo de Gestores de Pessoas da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) promoveu, nesta semana, o workshop “Você Marca – Como criar valor para sua carreira e gerenciar pessoas a partir da sua marca pessoal”. A capacitação foi conduzida pelo estrategista de comunicação e marca pessoal, o jornalista Vagner Dalbosco, fundador da Previu, e reuniu profissionais de diferentes setores em uma imersão de 8 horas na sede da entidade.
Segundo Dalbosco, o setor de Recursos Humanos ocupa um papel central no alinhamento entre marcas pessoais e a identidade corporativa. “Os profissionais de RH são responsáveis por atrair talentos e gerenciar as pessoas que já fazem parte da organização. Na prática, também são gestores de marca pessoal”, afirmou.
Dalbosco frisou que o conceito ainda é pouco explorado dentro das empresas. “Muita gente associa marca pessoal ao universo de influenciadores digitais, mas essa visão está se transformando. As organizações precisam entender que seus colaboradores também influenciam. Cada vez mais, vemos crescer o papel do colaborador influenciador dentro das empresas”, explicou.
Para o especialista, a reputação corporativa já não está restrita aos canais oficiais. “Pesquisas indicam que cerca de metade dos profissionais publica conteúdos sobre seu trabalho em perfis pessoais. Ou seja, a imagem da empresa está sendo construída nas redes dos próprios colaboradores, e não apenas nos perfis institucionais”, completou.
Nesse cenário, ele defende que o RH desenvolva um olhar estratégico para as marcas pessoais, especialmente de líderes e gestores. “É preciso compreender até que ponto essas marcas individuais podem fortalecer a marca do negócio. O desafio está em identificar os diferentes perfis, com suas autenticidades e expectativas, e promover alinhamento com os valores da organização”, salientou Vagner.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Gestores de Pessoas da ACIC, Carla Cristina Hafermann, a realização do workshop representa o cumprimento de uma das metas traçadas pelo grupo para 2025 que é investir no desenvolvimento dos próprios nucleados. “Como gestores de RH, temos um olhar constante para os outros líderes, equipes, gestores. Mas, muitas vezes, deixamos de olhar para nós mesmos, para a forma como nos posicionamos e nos comunicamos. Sentimos a necessidade de preencher essa lacuna.”
Segundo ela, o encontro teve como objetivo despertar reflexões sobre imagem profissional, marketing pessoal e desenvolvimento individual. “Foi uma escolha coletiva. Todos do grupo sentem essa necessidade. Cuidar da nossa comunicação e do nosso posicionamento também é uma forma de valorização profissional”, concluiu.
Veja também
Projetos do UniSENAI inovam e apresentam soluções ao mercado12/Dez/202212/12/22há 2 anos Segunda-feira, 12 de Dezembro de 202212/12/2022Start, pré-incubadora foi implantada no UniSENAI - Campus de Chapecó após aprovação em edital de fomento da Fapesc...
Acreditação: gestão com clareza do negócio03/Jun/201903/06/19há 6 anos Segunda-feira, 03 de Junho de 201903/06/2019A Governança Clínica é um dos pilares da Acreditação Internacional Canadense (Qmentum)e, para evidenciá-la, faz-se necessário um modelo claro e operante de gestão, com papéis e responsabilidades......
Painel do Campo Futuro levanta custos da pecuária de leite em São Miguel do Oeste31/Mai/202231/05/22há 3 anos Terça-feira, 31 de Maio de 202231/05/2022Programação em Santa Catarina também contou com painéis na área de pecuária leiteira em Treze Tílias e Braço do Norte. Nesta quarta (1º de junho), o evento reunirá produtores de leite de......