Postado em 15 de Março de 2023 às 13h47

Sindicont Chapecó recebe representantes da Casa de Acolhida João Piltz

Representantes da Casa de Acolhida João Piltz apresentaram serviços oferecidos.
Inicia nesta quarta-feira (15) o período para o envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2023 à Receita Federal. O órgão espera receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações dentro do prazo estipulado, que vai até 31 de maio. A Receita Federal destaca a importância da “Campanha Destinação”. Trata-se de um sistema que permite a qualquer cidadão que declara seu Imposto de Renda pelo modelo completo enviar parte do imposto ao Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA), dos Direitos da Pessoa Idosa (FDPI), atividades audiovisuais, na área de cultura, além de projetos desportivos e paradesportivos. 
O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) há anos estimula os contadores a incentivar os contribuintes a fazerem a destinação de parte do imposto de renda devido aos fundos municipais e aos projetos locais. Nesta semana, a entidade recebeu, na reunião mensal da diretoria, representantes da Casa de Acolhida João Piltz, de Chapecó. O tesoureiro da Casa Dorvalino Di Domenico, a psicóloga Eloá Motta Minuscui e a voluntária Eleusa Santin pediram a contribuição dos diretores na divulgação da Casa de Acolhida para os demais contadores e seus clientes para auxiliar na campanha de arrecadação do Imposto de Renda deste ano.
A Casa de Acolhida é registrada junto à Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas), ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Municipal do Idoso (CMI). “Isso nos qualifica para recebermos valores arrecadados referentes ao Imposto de Renda junto ao Fundo Municipal do Idoso (FMI) de Chapecó”, frisou Di Domenico.
A instituição está em atividade desde 1959 prestando serviço social à comunidade. É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, mantida por doações e sem renda fixa. O local recebe pessoas do Meio-Oeste, do Oeste e do Extremo-Oeste catarinense que estão em tratamento oncológico nos hospitais de Chapecó. De forma gratuita, oferece hospedagem, quatro refeições diárias e serviço de equipe técnica composta por assistente social, psicóloga, técnico de enfermagem e cuidador noturno.
INCENTIVO
O Sindicont faz amplo trabalho entre os profissionais do setor para impulsionar a cultura do uso dos incentivos fiscais junto às empresas e pessoas físicas. “Promovemos isso entre a classe contábil, pois muitas vezes a destinação não é feita porque as pessoas não conhecem e não sabem dessa possibilidade. Os contadores podem divulgar e orientar os contribuintes para que possam fazer o aporte da maneira correta. Continuaremos orientando e divulgando os Fundos da Infância e Adolescência (FIA) e o Fundo do Idoso, além de outros projetos para que, cada vez mais, possamos fazer esses aportes e melhorar a economia e a vida das pessoas de Chapecó e região”, realçou o presidente do Sindicont, Carmo Alex Röhrig.
Na hora de fazer a declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o contribuinte pode destinar até 3% do valor devido para o FIA e até 3% para o Fundo do Idoso. “Fazer essa doação é muito simples. As pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda no modelo completo podem gerar o DARF direcionando a doação ao FMI de Chapecó,o próprio sistema gera o valor e emite uma DARF para efetuar o pagamento”, explicou Carmo Alex. Outro ponto importante destacado é que para o Sindicont Chapecó divulgar os projetos de captação de recursos, os mesmos devem estar cadastrados junto ao Portal Social da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). “Sendo o Sindicont uma entidade parceira da ACIC, temos esse critério: solicitamos às entidades que façam esse cadastro, caso ainda não o tenham, e assim podemos incentivar e divulgar os projetos junto aos nossos associados e demais contadores da região”, acrescentou.
REUNIÃO
Participaram da reunião da diretoria do Sindicont, na sede da entidade, em Chapecó, a diretoria executiva, suplentes, conselho fiscal e coordenadores de comissões sob coordenação do presidente Carmo Alex Röhrig. Além da apresentação da Casa de Acolhida, foi feita explanação dos cursos promovidos por meio do Programa de Educação Continuada do Sistema Fecontesc/Sindiconts e a agenda dos próximos treinamentos, tanto os online quanto os presenciais. A agenda completa dos treinamentos pode ser conferida no site do Sindicont: www.sindicontcco.com.br.
Outros temas abordados no encontro foram ações da comissão do Infocont, do Núcleo de Estudos Contábeis Chapecó (NECC)grupo que discute temáticas atuais relacionadas ao setor com a intenção de compartilhar experiências e ampliar conhecimentos – o relatório financeiro e sobre a comissão que atualizará o estatuto da entidade.

Reunião da diretoria do Sindicont ocorreu nesta semana.

Veja também

Fort Atacadista: ações para comemorar 20 anos de fundação11/09/19 Uma marca, um conceito, um padrão de atendimento. Com pouco mais de um ano em Chapecó, o Fort Atacadista (bandeira de atacarejo do Grupo Pereira) instalou-se na rotina cotidiana de compras dos chapecoenses e dos moradores do oeste catarinense e......

Voltar para (Blog)