Postado em 25 de Novembro de 2020 às 17h18

Setor empresarial de Palma Sola aprimora gestão financeira

    A importância do controle financeiro, do planejamento e da previsão orçamentária das empresas de qualquer porte foi evidenciada com a crise sanitária, que resultou em instabilidade monetária e estagnação econômica. As consultorias nesta temática foram as mais requisitadas pelos empresários de Palma Sola, no extremo oeste catarinense.
    Para auxiliar no atendimento dessas demandas o Sebrae/SC, em parceria com a Sala do Empreendedor do município, disponibilizou neste mês oito horas de consultorias gratuitas sobre finanças. O serviço de apoio ao setor empresarial local faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado desde 2019 no município.
    Nas consultorias os empresários apresentam seu negócio, sua linha de atuação e suas dúvidas sobre a determinada área, como por exemplo as técnicas mais eficientes para controle financeiro ou alternativas para dinamizar o tempo e manter uma gestão empresarial equilibrada. “Normalmente o empreendedor tem um controle simples, seja em anotações em caderno ou em planilhas do Excel. Então, conforme a necessidade de cada empresa costumo oferecer uma planilha de fluxo de caixa periódico para facilitar a inserção dos dados e posterior análise”, explica o professor universitário, contador e consultor credenciado ao Sebrae/SC, Pedro Watte.  
    Com todas as informações da empresa disponíveis é possível levantar valores estimados das receitas e das despesas, e com esse conhecimento apurar os resultados: custos fixos, ponto de equilíbrio e em alguns casos margem de contribuição, se tiver mais de um produto. De acordo com Watte, as maiores dificuldades relatadas pelos empreendedores estão relacionadas ao tempo para organizar todos os controles. “Explicamos sobre a importância de dedicar alguns minutos seja no início da manhã ou antes de encerrar o expediente para organizar e apurar os dados do dia, além de planejar o dia seguinte”, reforça o consultor.
    Outro desafio recorrente na gestão empresarial é anotar as retiradas de caixa. “Não é de se surpreender que, às vezes, a empresa não gera recursos suficientes para saldar as retiradas dos gestores”, alerta Watte. Nas consultorias também são esclarecidas dúvidas sobre legislação e tributação, com orientação de como proceder para evitar transtornos futuros. “É gratificante poder partilhar minha experiência e meus conhecimentos, pois é uma via de mão dupla e também aprendo muito com os empreendedores atendidos”, finaliza.
    Sala do Empreendedor
    Os empreendedores interessados nas consultorias devem entrar em contato pelo telefone (49) 3652-3200, pelo e-mail empreendedor@palmasola.sc.gov.br ou na Sala do Empreendedor de Palma Sola, situada na Rua Francisco Zanotto, nº 600, Centro, de segunda a sexta-feira das 7h às 13 horas.
     
    EDUCAÇÃO - *Produtores do Vale do Itajaí terão 23 cursos gratuitos do Senar/SC em dezembro* - 
     
    GERAL - *Ufologia: UFOS? Sim, eles existem!!!* -
     

    Veja também

    Produtores rurais poderão renegociar contrato do Programa Nacional do Crédito Fundiário08/07/20 O Governo Federal anunciou a prorrogação das parcelas dos financiamentos para os produtores rurais beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). A medida deve atender 863 agricultores de Santa Catarina, que tiveram prejuízos devido à estiagem, com a prorrogação de R$ 2,2 milhões em parcelas no......

    Voltar para (Blog)