Postado em 22 de Junho de 2021 às 11h15

Palma Sola renova parceria com o Sebrae/SC

Município lança ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Vídeo: https://youtu.be/nMPccwTJ9DA
O prefeito Cleomar José Mantelli destaca que o município tem investido no desenvolvimento.
 
O município de Palma Sola, no extremo oeste catarinense, renovou a parceria com o Sebrae/SC para execução do ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa busca dinamizar a economia, gerar renda, emprego, arrecadação e produtividade por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Serão realizadas até dezembro de 2022 ações em cinco eixos principais: liderança, Sala do Empreendedor, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. O município também definiu soluções específicas para atender as demandas locais.
O gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha, destacou que neste ciclo o programa tem direcionamento para as vocações locais. “Já melhoramos vários processos na Administração Municipal e agora daremos continuidade para avançarmos no desenvolvimento territorial”, adiantou. Ele também ressaltou a contribuição do JEPP, pois os estudantes se tornam multiplicadores dos conhecimentos com os familiares. “Os alunos aprendem sobre controle financeiro, que não pode misturar dinheiro da empresa com o pessoal, por isso crescem dando valor ao trabalho e desenvolvem a proatividade”, comentou.
“Muita coisa já aprendemos, mas temos o desejo de avançar. Por exemplo, nos próximos anos atuaremos com foco na indústria para melhorarmos o movimento econômico. Outras prioridades serão as compras públicas, melhoramos os processos e a gestão, porém queremos projeção de futuro e precisamos de políticas públicas consolidadas para tirar do papel o parque industrial”, enalteceu a assessora de Gestão em Administração e Planejamento, Izabel Vissotto.
Segundo ela, a Administração Municipal tem buscado facilitar as compras dos pequenos negócios locais, porém, para determinados itens o Governo Federal exige a realização do pregão eletrônico. “Os indicadores de compras da agricultura familiar para a merenda escolar são de aproximadamente 70%, bem superior ao recomendado e o que comprova nosso comprometimento em favorecer os empresários do município”, argumentou.
Cidade Empreendedora.
A gestora regional do programa, Carine Ribeiro, explicou sobre a atuação em cada eixo. A Sala do Empreendedor, por exemplo, é um espaço permanente para o atendimento das demandas do setor empresarial, com auxílio para formalização, alteração ou baixa de empresas, informações atualizadas, auxílio nos processos burocráticos, capacitações e consultorias.
Nas compras públicas estão previstas capacitação dos fornecedores com orientações sobre os procedimentos legais e incentivando-os a participar dos processos licitatórios. “Nos municípios menores o maior comprador é o Poder Público e por isso é importante ter fornecedores locais. Assim os recursos permanecem no município e podem ser reinvestidos em melhorias para a população”, explicou Carine.
Para a desburocratização as ações estão voltadas a facilitar os processos para reduzir o tempo de espera para o início das atividades de quem deseja empreender. Carine destacou que a educação empreendedora fomenta a cultura empreendedora nos estudantes e estimula a pensar de maneira diferenciada e ter uma visão de futuro.

Veja também

Santa Catarina busca apoio federal para melhorias na Rota do Milho12/04/19 A Rota do Milho já é uma realidade em Santa Catarina, o trajeto diminui os custos logísticos para a importação do grão e abastecimento das agroindústrias no estado. O Governo catarinense busca agora apoio federal para melhorar os serviços prestados na aduana de Dionísio Cerqueira, porta de entrada do milho vindo do Paraguai. Esse foi um dos assuntos......

Voltar para (Blog)