Postado em 22 de Junho de 2021 às 11h15

Palma Sola renova parceria com o Sebrae/SC

Município lança ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Vídeo: https://youtu.be/nMPccwTJ9DA
O prefeito Cleomar José Mantelli destaca que o município tem investido no desenvolvimento.
 
O município de Palma Sola, no extremo oeste catarinense, renovou a parceria com o Sebrae/SC para execução do ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa busca dinamizar a economia, gerar renda, emprego, arrecadação e produtividade por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Serão realizadas até dezembro de 2022 ações em cinco eixos principais: liderança, Sala do Empreendedor, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. O município também definiu soluções específicas para atender as demandas locais.
O gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha, destacou que neste ciclo o programa tem direcionamento para as vocações locais. “Já melhoramos vários processos na Administração Municipal e agora daremos continuidade para avançarmos no desenvolvimento territorial”, adiantou. Ele também ressaltou a contribuição do JEPP, pois os estudantes se tornam multiplicadores dos conhecimentos com os familiares. “Os alunos aprendem sobre controle financeiro, que não pode misturar dinheiro da empresa com o pessoal, por isso crescem dando valor ao trabalho e desenvolvem a proatividade”, comentou.
“Muita coisa já aprendemos, mas temos o desejo de avançar. Por exemplo, nos próximos anos atuaremos com foco na indústria para melhorarmos o movimento econômico. Outras prioridades serão as compras públicas, melhoramos os processos e a gestão, porém queremos projeção de futuro e precisamos de políticas públicas consolidadas para tirar do papel o parque industrial”, enalteceu a assessora de Gestão em Administração e Planejamento, Izabel Vissotto.
Segundo ela, a Administração Municipal tem buscado facilitar as compras dos pequenos negócios locais, porém, para determinados itens o Governo Federal exige a realização do pregão eletrônico. “Os indicadores de compras da agricultura familiar para a merenda escolar são de aproximadamente 70%, bem superior ao recomendado e o que comprova nosso comprometimento em favorecer os empresários do município”, argumentou.
Cidade Empreendedora.
A gestora regional do programa, Carine Ribeiro, explicou sobre a atuação em cada eixo. A Sala do Empreendedor, por exemplo, é um espaço permanente para o atendimento das demandas do setor empresarial, com auxílio para formalização, alteração ou baixa de empresas, informações atualizadas, auxílio nos processos burocráticos, capacitações e consultorias.
Nas compras públicas estão previstas capacitação dos fornecedores com orientações sobre os procedimentos legais e incentivando-os a participar dos processos licitatórios. “Nos municípios menores o maior comprador é o Poder Público e por isso é importante ter fornecedores locais. Assim os recursos permanecem no município e podem ser reinvestidos em melhorias para a população”, explicou Carine.
Para a desburocratização as ações estão voltadas a facilitar os processos para reduzir o tempo de espera para o início das atividades de quem deseja empreender. Carine destacou que a educação empreendedora fomenta a cultura empreendedora nos estudantes e estimula a pensar de maneira diferenciada e ter uma visão de futuro.

Veja também

Semana do MEI: oportunidade de fortalecer pequenas empresas com auxílio da Sala do Empreendedor de Caibi19/05/22 A Sala do Empreendedor de Caibi, no extremo oeste catarinense, intensifica até esta sexta-feira (20) a prestação de serviço gratuita aos microempreendedores individuais (MEIs) do município. A intenção é auxiliá-los com a regularização de débitos, no cumprimento das obrigações fiscais e também para o......
Produção de soja cresce 43,5% em oito anos no Estado24/08/20 A soja ocupa cada vez mais espaço nas lavouras de Santa Catarina. Em oito anos, o estado ampliou em 43,5% a quantidade produzida e em 32,3% a área plantada, alcançando 2,29 milhões de toneladas colhidas na última safra. Os......
Ministro do Agricultura, Marcos Montes, abre o IFC Brasil 202231/08/22 A cerimônia de abertura do IV InternationalFishCongress&Fish Expo Brasil será realizada às 18 horas desta quarta-feira, 31 de agosto, no Maestra Convention Center do Resort Recanto Cataratas. O ministro da agricultura, Marcos Montes,......

Voltar para (Blog)