Postado em 02 de Outubro de 2019 às 17h11

Programa Mulheres do Agro faz encontros regionais em Lages, Rio do Sul e Mafra

As mulheres estão assumindo cada vez mais um protagonismo marcante no agronegócio brasileiro. Reconhecendo a força da representatividade feminina no meio rural, o Sistema Faesc/Senar criou o Programa Mulheres do Agro Catarinense. Três edições regionais do programa estão previstas para este mês de outubro: dia 3 em Lages, dia 17 em Rio do Sul e dia 18 em Mafra.
         O 1º Encontro de “Mulheres do Agro Catarinense” do Planalto Serrano está programado para esta quinta-feira (03 de outubro) na sede do Sindicato Rural de Lages, no Parque Exposições Conta Dinheiro.
         A programação inicia às 09h00min horas com café de recepção. Às 09h30min o evento será aberto com manifestação do presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo.
         Às 10 horas, a advogada Andréia Barbieri Zanluchi, responsável pelo Departamento Sindical da FAESC, fará uma preleção sobre o Sistema CNA/FAESC/SENAR/Sindicato Rural.
         Às 11 horas, a técnica em atividades de formação profissional do SENAR/SC, Nayana Setubal Bittencourt, coordenará a formação da Comissão “Mulheres do Agro Catarinense” do Planalto Serrano. A intenção da Faesc é fazer com que cada Sindicato Rural tenha representante na comissão estadual.
         Ao meio dia as atividades serão suspensas para o almoço e os trabalhos serão retomados às 13 horas com a palestra “O empoderamento feminino no agronegócio familiar catarinense” com o advogado Renato Vieira de Ávila. As atividades serão encerradas às 15 horas.
         VALE DO ITAJAI/NORTE
         O 1º Encontro de “Mulheres do Agro Catarinense” do Vale do Itajaí ocorrerá no dia 17 de outubro, no Hotel Aliança Express (Rua Bulcão Viana, 167 - Jardim América), em Rio do Sul. A abertura será feita pelo superintendente do SENAR em Santa Catarina Gilmar Antônio Zanluchi.
Da mesma forma, em Mafra será realizado o 1º Encontro de “Mulheres do Agro Catarinense” da região Norte no dia 18 de outubro. As atividades serão desenvolvidas no Suzin Hotel (Rua Felipe Schmidt, 522), no centro. O superintendente Zanluchi fará a instalação do evento.
A programação básica dos três encontros é a mesma.
A busca por capacitação em técnicas de produção rural e empreendedorismo vem aumentando a cada ano entre as mulheres. Em 2018, elas representaram 56,40% de participantes nos cursos ofertados em território catarinense pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).
 “Potencializar a atuação das mulheres no agronegócio. Esse é o nosso maior objetivo. A presença e a participação da mulher no agronegócio têm impactos extremamente positivos, tanto no aumento da produção agrícola, quanto no fortalecimento dos sindicatos rurais por meio de uma gestão de qualidade e sustentável do agro catarinense”, observa o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.
De acordo com a coordenadora do Programa Mulheres do Agro Nayana Setubal Bittencourt é importante que as mulheres estejam envolvidas na tomada de decisões de atividades que envolvem a agropecuária catarinense, contribuindo com ideias e ações para a evolução do setor em Santa Catarina.
O superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi ressalta a força feminina em todos os espaços que elas ocupam. “Dizem que por trás de um grande homem existe uma grande mulher, mas na verdade é ao lado, crescendo junto. No agronegócio as propriedades que contam com a figura feminina, principalmente na gestão, o desenvolvimento é evidente. Elas são organizadas, dinâmicas, criativas e têm uma visão empreendedora.”

Veja também

Voltar para (Blog)