SESCOOP/SC realiza palestra sobre comunicação assertiva
A importância de saber identificar os diferentes públicos para uma comunicação assertiva foi a abordagem da palestra conduzida pela consultora e professora de comunicação corporativa, Rosângela Florczak, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC), na última semana. Com o tema Comunicação Assertiva no Cooperativismo – Uma Área em Transformação, foi destinada a profissionais de comunicação e liderança das cooperativas de Santa Catarina.
Rosângela iniciou ao falar sobre a relevância que o tema ganha, atualmente, dentro das corporações. "Traz sérios desafios e demandas novas, gerando transformação em todas as áreas de trabalho". Segundo ela, baseado em um modelo matemático da comunicação dos anos 40, "cria-se a crença de que comunicar é informar, de mandar informação para alguém, o que fazia sentindo na época”. A professora destacou ainda que a área de comunicação, antes esquecida nas decisões, hoje, é lembrada. Afirmou que as mudanças no cenário midiático, principalmente, com o surgimento da pandemia, tornaram a comunicação muito mais reconhecida dentro das organizações.
Sobre a comunicação nas cooperativas, Rosângela ressaltou que as transformações são ainda mais impactantes, tornando-se elemento importante para o propósito do cooperativismo e seus ideais e um terreno fértil para prosperar devido ao perfil das cooperativas. “A grande transformação que vivemos hoje, está no instante em que as informações circulam em grande quantidade e rapidamente. Estamos saindo da comunicação instrumental, operacional e exclusiva, para a comunicação estratégica”, defendeu. Pensar, envolver, planejar com coerência, sustentar e medir os resultados, como forma de atingir os objetivos estratégicos das cooperativas, são os grandes desafios conforme afirmou.
Ao concluir, Rosângela relacionou os seis pilares da comunicação estratégica: foco na gestão de reputação; leitura e análise constante do cenário interno e externo; definição de objetivos, estratégias, metas e públicos; execução disciplinada de projetos, planos e ações; equipe qualificada e comprometida e, diálogo qualificado no processo decisório interno e externo. “O conjunto de competências dos perfis de comunicação deve se mesclar com o objetivo de alcançar perfil estratégico, com inteligência de dados para fazer uma leitura de cenário, criar métodos de trabalho que promova visibilidade com credibilidade, desenvolver a cultura comunicacional e, assim, fazer a transformação que os profissionais de comunicação buscam”, concluiu.
Texto: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC
Veja também
Grupo Pereira atinge a marca de 1 milhão de cartões Vuon emitidos22/Nov/202322/11/23há 1 ano e 6 meses Quarta-feira, 22 de Novembro de 202322/11/2023Private Label se destaca por oferecer vantagens exclusivas e soluções financeiras diferenciadas aos clientes do Grupo Pereira...
Aurora Alimentos inaugura novo Centro de Distribuição em São Paulo26/Ago/201926/08/19há 5 anos Segunda-feira, 26 de Agosto de 201926/08/2019Nova unidade funciona em Arujá e distribui 25.000 toneladas de produtos industrializados por mês para atender a região metropolitana de São Paulo, litoral e outras importantes cidades da região Sudeste....
São Carlos promove em agosto 1º Festival de Inverno28/Jul/202228/07/22há 2 anos Quinta-feira, 28 de Julho de 202228/07/2022Programação especial durante uma semana em bares e restaurantes e descontos especiais em vários estabelecimentos comerciais são os atrativos do 1º Festival de Inverno de São Carlos, que será realizado no......