Postado em 13 de Dezembro de 2023 às 18h39

SC conquista três reconhecimentos no Prêmio “ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023”


Santa Catarina conquistou três reconhecimentos no prêmio “ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023”, nesta semana, durante solenidade em Brasília. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e oportunizou premiar cinco produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite, apicultura, fruticultura, olericultura e agroindústria de cinco Estados, além de reconhecer equipes técnicas do programa.
O prêmio “ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023” avaliou as propriedades seguindo critérios como adoção de boas práticas agropecuárias, desenvolvimento profissional do produtor e colaboradores, promoção da sucessão familiar, desempenho produtivo/gerencial e melhoria na qualidade de vida.
O evento contou com a participação do presidente da CNA, João Martins, do presidente do Instituto CNA, Roberto Brant, entre outros diretores da entidade, parlamentares, representantes de embaixadas, autoridades do governo, entre eles o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária, de entidades do setor e superintendentes das Administrações Regionais do Senar.
De Santa Catarina estiveram presentes o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) José Zeferino Pedrozo, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), Gilmar Zanluchi e a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes.
Entre os premiados esteve o pecuarista Gian Perazzoli, de Videira (SC). Ele conta que sua propriedade produzia seis mil litros de leite por mês antes da ATeG. Após 17 meses de atendimento da ATeG, a produção passou para mais de 12.300 litros/mês, o que fez Perazzoli se dedicar 100% à atividade leiteira.
O retorno econômico da produção trouxe melhor qualidade de vida para a família e permitiu a presença integral do filho mais novo na propriedade, assegurando a sucessão familiar. Além disso, adquiriram maquinários e equipamentos para melhorar o desempenho da atividade e da rotina da propriedade.
A família recebeu uma ordenhadeira móvel com balde ao pé. Para o produtor, conquistar o prêmio “foi muito bom porque a ATeG trouxe resultados, melhorou a produção e a ordenhadeira ajudará no negócio da família”.
Essa é a segunda vez que Santa Catarina conquista o prêmio na ATeG Bovinocultura de Leite. O primeiro reconhecimento foi em 2019.

EQUIPE TÉCNICA RECONHECIDA
O Estado catarinense também comemora a conquista das premiações à equipe técnica. Suiane Pittol levou o Prêmio na categoria Técnico de Campo e Fernando da Silveira foi reconhecido na categoria Supervisor Técnico.
Fernando da Silveira iniciou seu trabalho como prestador de serviços do Senar/SC em 2008. Na época, ministrava treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) na Área de Bovinocultura de leite. Em 2016 foi convidado para atuar como supervisor técnico da ATeG Senar e Mapa Leite que, inicialmente era formado por 34 grupos. Auxiliou no desenvolvimento de todas as ações até o momento e vem contribuindo ativamente para realizar, com qualidade, o trabalho da Assistência Técnica Gerencial no Estado.
“Quero fazer um agradecimento especial ao Sistema Faesc/Senar pela oportunidade, aos técnicos de campo que trabalharam comigo e aos meus colegas supervisores técnicos. Temos uma equipe coesa, formada por grandes profissionais e isso tem sido fundamental para atingirmos tantos resultados positivos”, ressaltou Fernando, que agradeceu também aos produtores, destacando que não há satisfação maior do que receber relatos de que a assistência técnica realmente ajuda e faz a diferença nas propriedades.
A engenheira agrônoma e técnica da ATeG, Suiane Pittol, e foi a responsável pelo atendimento na propriedade do produtor Gian Perazzoli, em Videira. Ela comentou sobre as estratégias implementadas desde março de 2022 para desenvolver oportunidades de melhoria na propriedade, ressaltou a expressiva evolução nos indicadores da atividade leiteira e o orgulho em ver o pecuarista receber o prêmio. Também comentou o quanto é gratificante estar entre os técnicos que receberam esse importante reconhecimento no País.
PRÊMIO ALYSSON PAOLINELLI
O Sistema CNA/Senar lançou durante o evento o prêmio Alysson Paolinelli que pretende valorizar as iniciativas inovadoras dos colaboradores do Sistema CNA/Senar e Instituto. Durante o evento, foi apresentada a medalha Alysson Paolinelli e um vídeo mostrando a história do ex-ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
Os colaboradores vão poder apresentar suas ideias em formato de projetos que passarão por validação em uma comissão julgadora e pela diretoria da instituição. A premiação deve acontecer no segundo semestre e todas as iniciativas apresentadas poderão ser implementadas pelo Sistema CNA.

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Empatia e solidariedade marcam o Dia das Crianças no CAPP14/10/20 O fim de semana em Chapecó foi marcado por cores, sorrisos e um carinho especial em época de pandemia. Para comemorar o Dia das Crianças, a Credioeste realizou a campanha de arrecadação de brinquedos, que beneficiou o Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP), com o apoio da comunidade e da Macropampa Distribuidora. Diferente dos anos anteriores, a data......
OCESC: 50 anos de representação16/08/21 Luiz Vicente Suzin, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)...

Voltar para (Blog)