Projeto de Lei que autoriza a implementação do programa foi aprovado nesta semana no Legislativo Municipal
Informar e auxiliar a população sobre a existência de vagas de emprego no âmbito do município é a finalidade do Projeto de Lei nº 52/2022, aprovado nesta semana pela Câmara de Vereadores de São Domingos, no oeste catarinense. A proposta encaminhada pela Administração Municipal busca instituir o programa Banco de Empregos, que será coordenado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo responsável pelo agrupamento das vagas disponíveis no mercado de trabalho e o cadastro dos interessados.
O cadastro dos trabalhadores às vagas de emprego ocorrerá por meio eletrônico (via e-mail) ou na Sala do Empreendedor de São Domingos localizada junto à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Essa prestação de serviço gratuita é viabilizada pelo Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público em parceria com o Sebrae/SC. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12 horas e das 13h às 19 horas. Mais informações pelos telefones (49) 3443-0281 e (49) 9 9184-0259.
De acordo com o prefeito Márcio Luiz Bigolin Grosbelli o atual governo municipal não tem medido esforços para promover medidas de inserção ao mercado de trabalho, de geração de emprego e renda, de atração de novos empreendimentos e de fortalecimento dos pequenos negócios locais. “No passado a população sofreu com a estagnação econômica do município, muitos moradores optaram em buscar sustento em outras cidades se afastando de seus familiares e muitas famílias se deslocam diariamente para localidades próximas. Trabalhamos desde 2021 para mudar essa triste realidade e para criar novas oportunidades para nossa população”, argumenta.
Grosbelli relata que foram colocados vários projetos em prática para gerar novos empregos e renda. Como exemplo destaca a adesão ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC, as campanhas de valorização do comércio local e as consultorias individuais e gratuitas disponibilizadas aos empreendedores para tornar suas empresas mais competitivas. “Dia após dia damos continuidade para nossa política de desenvolvimento econômico e os resultados já começaram a aparecer”, avalia o prefeito.
Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, essa iniciativa beneficia diretamente a população ao ter uma estrutura de referência e acesso facilitado às informações ao mesmo tempo que contribui com as empresas locais na busca de preencher os postos de trabalho em aberto.