Postado em 06 de Outubro de 2020 às 15h24

Cultura empreendedora na educação superior

Parceria estimula o empreendedorismo entre os estudantes, professores e técnicos administrativos da universidade

Como as instituições de ensino superior podem contribuir na formação de profissionais com múltiplas competências? De que maneira os estudantes devem se preparar para enfrentar os desafios impostos pelo mercado? Que conhecimentos precisam ser adquiridos para ter capacidade de aprender e se adaptar às situações novas e complexas?
Para fortalecer a cultura empreendedora, o Sebrae/SC – por meio do Programa Empreendedor do Futuro – firmou termo de cooperação técnica com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, denominado de “Empreende UFFS”. A iniciativa prevê ações de estímulo ao empreendedorismo entre os estudantes, professores e técnicos administrativos durante 48 meses.
“O Sebrae/SC espera contribuir para as iniciativas que já ocorrem na UFFS visando a preparação de futuros empreendedores com suas soluções. Acreditamos que o empreendedorismo é um dos motores de desenvolvimento da sociedade, por isso apoiamos, com conteúdo e profissionais, as instituições de ensino superior que compartilham dessa crença. Esperamos também auxiliar os professores para que possam aplicar o conhecimento adquirido junto aos seus alunos de maneira mais assertiva”, enfatiza a coordenadora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/SC, Mariana Vitarelli.
TRAJETÓRIA DO EMPREENDEDORISMO NA UFFS
De acordo com o coordenador do “Empreende UFFS” e professor Humberto Tosta, a universidade realiza desde 2010, quando iniciou suas atividades, ações voltadas ao empreendedorismo. Exemplo disso foi a criação da primeira Empresa Júnior da instituição, denominada “Sem Fronteiras Consultoria Júnior”, a primeira a integrar a Federação de Empresas Juniores de Santa Catarina (FEJESC). “Depois ampliamos as iniciativas no campus, principalmente no curso de Administração e com ações também no curso de Ciências da Computação. Com a intenção de unir e ampliar essas ações criamos o Empreende UFFS, que é formado por professores das áreas de Administração, Ciências da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária e alunos voluntários dessas áreas”, relembra.
A partir dessas ações e das interações com o ecossistema de empreendedorismo e inovação, segundo o professor, a universidade estreitou relações com o Sebrae/SC, o que levou à assinatura do acordo de cooperação técnica. “Desde agosto estamos fazendo webinars; workshops e meetups abertos a todos e capacitações com professores dos campi de Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza sobre engajamento na educação remota e a transformação de trabalho de conclusão de curso em negócio inovador. Até o momento impactamos aproximadamente 400 pessoas nas ações. Número expressivo, mas além disso, é esse despertar para o empreendedorismo, para a inovação, que tem sido impulsionado por essa parceria com o Sebrae/SC. Temos bons resultados, estamos felizes e esperançosos para conseguir ampliar essas ações. As perspectivas para o futuro são de continuarmos trabalhando com eventos on-line e quando possível realizar de maneira presencial outras atividades, como as visitas a ambientes de inovação”, avalia o professor, que ressalta, ao finalizar, que o Empreende UFFS, desde sua idealização, impactou quase 4 mil pessoas na UFFS - Campus Chapecó. 
AÇÕES PREVISTAS
As ações propostas pela UFFS para 2020 foram adaptadas em função da pandemia da covid-19 e compreendem: transmissão ao vivo de seminários de formação para docentes sobre: empreendedorismo, comportamento empreendedor e inovação; capacitação de docentes em facilitação, engajamento e metodologia para transformação de trabalhos de conclusão de curso em negócios inovadores; palestras para estudantes de graduação sobre empreendedorismo e inovação e publicação de um e-book sobre educação empreendedora, relatos de experiências em empreendedorismo e as pesquisas realizadas pela universidade.
Também estão previstas transmissões ao vivo de seminários para estudantes de graduação sobre: conhecendo a si mesmo para encontrar suas paixões; ideação – abra sua cabeça para um mundo de ideias; modelagem e proposta de valor: transformando ideias em modelos de negócios para criar valores; gestão de pequenos negócios; panorama geral (dados) e as tendências de negócio pós-pandemia e ecossistema catarinense de startups: cases de sucesso.
PROGRAMA EMPREENDEDOR DO FUTURO
A iniciativa visa ampliar, promover e disseminar a cultura do empreendedorismo junto aos atores envolvidos no ensino formal: professores, educadores, gestores, comunidade escolar e, especialmente, estudantes. Entende-se que a educação empreendedora é um dos mecanismos de transformação mais importantes da cultura de um País, por isso o incentivo para que o ensino do empreendedorismo seja uma prática pedagógica permanente.
Entre as vantagens do programa estão: fortalecer a cultura empreendedora na instituição de ensino, desenvolver as características comportamentais nos estudantes e estimular o surgimento de novos modelos de negócio. Para isso, são oferecidos conteúdos técnicos e apresentados dilemas e desafios da sociedade estimulando a reflexão sobre caminhos de mudança. A educação empreendedora auxilia a visualizar e avaliar determinada situação para assumir uma posição proativa com a elaboração de planejamento e estratégias de interação com a nova percepção.
Além das soluções educacionais específicas sobre o tema empreendedorismo, o programa estabelece parcerias estratégicas com as instâncias governamentais relacionadas ao ensino público e privado do Estado; sensibiliza os dirigentes das instituições de ensino sobre a importância do empreendedorismo como qualidade do profissional do futuro; dissemina a ideia do empreendedorismo como alternativa de carreira entre os jovens estudantes; incentiva a pesquisa do conhecimento sobre educação empreendedora no âmbito acadêmico e encoraja também a disseminação do conhecimento sobre educação empreendedora entre o corpo docente das instituições de ensino.
 

Veja também

Sanidade, epidemiologia e manejo encerram debates do Simpósio da ACAV22/09/21 A avicultura brasileira avança em direção a uma produção cada vez mais tecnificada e atenta aos mais exigentes mercados. Com foco na qualificação dos profissionais do setor,  o Simpósio de......

Voltar para (Blog)