Santin apresenta resultados da avicultura e da suinocultura na Mercoagro
Presidente da ABPA revela projeções do setor
Presidente da ABPA apresenta resultados da avicultura e suinocultura em 2022 (Foto: MB Comunicação).
“Não deve haver fronteiras para os alimentos”. Com essa marcante afirmação o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, encerrou sua palestra durante a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro 2023). O palestrante do evento “Comex em Pauta: Visão Mercado Internacional” avaliou o desempenho dos cenários da avicultura e da suinocultura no ano de 2022 e as projeções para 2023 e 2024.
Os dados apresentados pelo presidente da ABPA revelam que o Brasil se consagrou como segundo maior produtor mundial de carne de frango, com 14,5 milhões de toneladas produzidas, e o maior exportador mundial de frango, com 4,8 milhões de toneladas exportadas. Em carne suína o país é o quarto maior produtor, com 5 milhões de toneladas, e o quarto maior exportador, com 1,1 milhão de toneladas exportadas. Santin também ressaltou a importância dessa divulgação na Mercoagro. “Aqui estão reunidos investimentos, tecnologias, maquinários, novas técnicas de produção para melhorar a competitividade. Esse é o espaço para mostrarmos como está o cenário para quem quer crescer ou melhorar a sua produtividade, eficiência e eficácia”.
Mesmo que o planeta esteja passando por desafios sanitários ao enfrentar doenças altamente contagiosas, o Brasil se mantém preservado sanitariamente. Livre da peste suína africana há muitos anos, a agroindústria nacional atualmente bate recorde mundial no controle da influenza aviária. Dos 95 casos da doença registrados no país, 93 são silvestres e 2 de subsistência, mantendo zero registros em produção comercial. “Esse esforço da indústria e do Ministério da Agricultura em preservar a qualidade nos torna destaque internacional, reconhecido pelo mundo todo pelo capricho e pelas boas práticas”.
PROJEÇÕES
Desde 2000, o país exportou 31 milhões de toneladas de carne de frango e suína para a Ásia, principal destino dos produtos. O diferencial do continente asiático são as diferentes necessidades de cada local, rendendo um maior aproveitamento das carnes. “Existem diferentes estágios de consumo ao redor do mundo e a agroindústria brasileira está preparada para atendê-los. Vemos países que se interessam por diferentes partes das carnes como cartilagem, pés, pernil com osso, por exemplo. Isso nos beneficia amplamente já que conseguimos comercializar melhor e sem desperdício”, explicou Santin.
O presidente da ABPA partilhou o otimismo da instituição para com o futuro. “Olhando para todos esses dados, nosso crescimento em produção e exportação, eu tenho certeza: a avicultura e suinocultura do Brasil continuarão consagrando o país mundo afora”. Santin concluiu a palestra salientando o contentamento com a Mercoagro. “É um evento do Brasil e do mundo. Vem estrangeiros para Chapecó, vem maquinários novos e estrangeiros, mas vem, acima de tudo, muitas pessoas para trocar conhecimento. E essa troca de conhecimentos é extremamente positiva. Isso ajuda o setor a desenvolver, verificar novas tendências e corrigir rumos necessários para o desenvolvimento seguir”.
SOBRE A MERCOAGRO
A Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro) – maior exposição-feira das Américas e uma das maiores da indústria mundial da proteína animal – segue até esta sexta-feira (15), no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC).
A Mercoagro é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), com participação de 235 expositores e mais de 650 marcas. A feira proporciona realização de grandes negócios e traz muito conhecimento com uma extensa programação técnica e científica. Todos os eventos paralelos são gratuitos. O detalhamento de horários, dias, locais e inscrições está no site www.mercoagro.com.br.
A Mercoagro 2023 tem parceria da Prefeitura de Chapecó e patrocínio da Aurora Coop, da Unimed Chapecó, do BRDE e do Sicredi. A comercialização é da Enterprise Feiras e Eventos. A feira tem apoio institucional do Nucleovet, Abrafrigo, Facisc, Unoesc, Embrapa Suínos e Aves Asgav, Ovos-RS, Chapecó Convention & Visitors Bureau, ABPA, Sihrbasc, Fiesc, Senai, Sesi, Unochapecó, Pollen Parque, Sebrae, Safetrading e Sicoob MaxiCrédito.
Palestra do COMEX concluiu a programação paralela do primeiro dia da Mercoagro (Foto: MB Comunicação).
Ricardo Santin, presidente da ABPA, e Bruna Furlanetto, diretora de relações e negócios internacionais da ACIC (Foto: MB Comunicação).
Foto 05 – Palestra ocorreu durante a Mercoagro 2023 (Foto: MB Comunicação).
Veja também
Palma Sola recebe visita do presidente da Santur28/Jul/202228/07/22há 3 anos Quinta-feira, 28 de Julho de 202228/07/2022Apresentar alguns pontos turísticos de Palma Sola e evidenciar as demandas locais para fortalecer o turismo foram os acontecimentos que marcaram a visita do presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Henrique Matos Maciel, no município do extremo oeste catarinense. Ele foi recepcionado no gabinete do prefeito Cleomar José Mantelli por lideranças......
Chapecó se conecta com o futuro digital no curso de tráfego pago10/Jul10/07há 2 meses Quinta-feira, 10 de Julho de 202510/07/2025Com a sala lotada na CDL Chapecó, Wagner Belli guiou empresários e profissionais por uma imersão prática e estratégica no universo dos anúncios online...
Enxaqueca: fatores desencadeantes e tratamentos13/Out/202213/10/22há 2 anos Quinta-feira, 13 de Outubro de 202213/10/2022Dra. Cristiane de Camargo e Silva Médica Neurologista, cooperada da Unimed Chapecó e coordenadora da unidade AVC do HRO...