Postado em 12 de Julho de 2021 às 16h33

Reflexos do Plano Safra 2021/2022 é tema de palestra do Sistema OCESC

A apresentação do Plano Safra 2021/2022 e seus impactos para o produtor rural foi o tema da palestra promovida pelo Sistema OCESC, na última semana, às cooperativas agropecuárias de Santa Catarina. O objetivo foi orientar e debater com o corpo técnico as atualizações do plano e seus reflexos.
O engenheiro agrônomo, coordenador do Ramo Agropecuário na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), João Prieto, iniciou relatando a atuação da entidade no período pré Plano Safra e apresentando a força do cooperativismo agropecuário brasileiro, que soma 992 mil cooperados, em 1,2 mil cooperativas.
João apresentou as pautas defendidas pela OCB no cenário que antecedeu a atualização do plano. Entre elas, a defesa da edição de uma medida provisória de reformulação do crédito rural, que previa a exclusão das cooperativas agropecuárias como beneficiárias. Além disso, apresentou os pontos positivos e negativos com o novo Plano Safra.
Especialista em Finanças do Agronegócio e Sistema Financeiro Nacional, Ademiro Vian, também conduziu a palestra e falou das propostas do sistema cooperativista para o Plano Safra, demonstrando as que foram atendidas e as não contempladas pela atualização. Nesse sentido, traçou um possível futuro para o Crédito Rural, que, segundo ele, está com o foco direcionado ao custeio e a comercialização para os pequenos produtores.
Na ocasião, os palestrantes também abordaram sobre o montante de recursos para o Seguro Rural; montante para apoiar a comercialização; Taxa de juros PRONAF, Volume de Recursos para Custeio e Investimento, Renda Bruta para Enquadramento e taxa de juros PRONAMP.

         Texto: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC

Veja também

Voltar para (Blog)