Postado em 26 de Novembro de 2020 às 14h29

Produtores do oeste terão 17 cursos gratuitos do Senar/SC em dezembro

Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam produtores rurais em 10 municípios

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferta em dezembro 17 cursos em 10 municípios do oeste catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 165 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão normativas determinadas pelos órgãos de saúde de prevenção e combate ao novo coronavírus.
    São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No oeste, o destaque é para treinamentos sobre Fluxo de Caixa da Atividade Rural, Meliponicultura, Soldador - Arco Elétrico com Eletrodo Revestido e Produção Caseira de Pães e Biscoitos.
    Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a qualificação é um diferencial na vida dos produtores e possibilita o aumento de produção e renda em todo o Estado. “O Senar promove treinamentos todos os meses em todas as regiões catarinenses. É uma forma de o produtor buscar conhecimento, investir na propriedade e contribuir para o desenvolvimento local”.
    De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, as qualificações fortalecem a cadeia produtiva catarinense. “Nossa proposta é oportunizar aos trabalhadores do campo o aumento da produtividade e da rentabilidade, benefícios que impactam em todo o setor. Neste período de pandemia, estamos com a oferta de cursos reduzida e seguindo critérios que garantam a segurança e a saúde dos produtores”.
    Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.
     
     
     
     
     
     
    PROGRAMAÇÃO PARA DEZEMBRO NO OESTE:
     
    Evento
    Município
    Data
    Motosserra - Operação e Manutenção no Corte de Árvores
    ABELARDO LUZ
    1 a 3
    Fluxo de Caixa da Atividade Rural
    ABELARDO LUZ
    2
    Meliponicultura
    CONCÓRDIA
    1 e 2
    Jardineiro
    FAXINAL DOS GUEDES
    1 e 2
    Soldador - Arco Elétrico com Eletrodo Revestido
    FAXINAL DOS GUEDES
    3 e 4
    Produção Caseira de Pães e Biscoitos
    FAXINAL DOS GUEDES
    7 a 9
    Confeitaria
    FAXINAL DOS GUEDES
    10 e 11
    Artesanato de Costura em Tecidos
    OURO VERDE
    7 a 10
    Soldador - Arco Elétrico com Eletrodo Revestido
    VARGEÃO
    9 e 10
    Soldador - Arco Elétrico com Eletrodo Revestido
    PASSOS MAIA
    15 e 16
    Produção Caseira de Pães e Biscoitos
    QUILOMBO
    7 a 9
    Produção Caseira de Massas para Congelamento
    QUILOMBO
    10 e 11
    Confeitaria
    XAVANTINA
    1 e 2
    Soldador - Arco Elétrico com Eletrodo Revestido
    XANXERÊ
    1 e 2
    Inclusão Digital Rural - Informática Básica
    XANXERÊ
    3 e 4
    Soldador - Arco Elétrico com Eletrodo Revestido
    BOM JESUS
    7 e 8
    Inclusão Digital Rural - Informática Básica 2
    XANXERÊ
    9 e 10
     

    Veja também

    Faesc apoia decisão da CNA em defesa das propriedades rurais 13/04/23 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) apoia a medida da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em defesa das propriedades rurais brasileiras. A CNA protocolou, nesta semana, no Supremo Tribunal Federal (STF) ação com pedido de liminar para impedir invasões de propriedades rurais em todo o......
    SC vive situação histórica e dramática, avalia FAESC24/11/20 Produtores do Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste descartam vacas leiteiras por falta de alimentos e, sem água, reduzem cultivo de grãos e paralisam produção de aves e suínos...

    Voltar para (Blog)