Programa Saúde da Mulher Rural reúne 150 mulheres em Santo Amaro da Imperatriz
Autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce de doenças foram o foco do Programa Saúde da Mulher Rural em ação realizada no município de Santo Amaro da Imperatriz, na região Leste de Santa Catarina. Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o evento foi realizado recentemente na Sede dos Idosos e reuniu 150 produtoras rurais.
O momento foi de conscientização O objetivo foi orientar e conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Dentre as ações, palestras educativas sobre saúde da mulher e exames Papanicolau, fundamental na prevenção do câncer de colo de útero.
Também foram realizadas ações relacionadas à saúde e beleza como massagem, maquiagem, depilação, limpeza de pele, aferição de pressão, acupuntura e outros procedimentos. Foram parceiros da ação a Mary Kay, Clínica Magrass, Cotirô Cosméticos, Instituto MIX, massoterapeuta Ana Izabel Chini, Angelita Jacques Depilação e Postos de Saúde com profissionais da Secretaria e da Assistência Social do município.
Entre as autoridades que prestigiaram o evento estiveram o prefeito de Santo Amaro da Imperatriz Edésio Justen, o secretário da agricultura e desenvolvimento rural Douglas Machado e o secretário de assistência social Wilson Alexandre Mello.
A Coordenadora Estadual do programa Sra. Gisele Kraiesk, realça que as parcerias e a participação das mulheres foram essenciais para os resultados alcançados. Além de atuar na prevenção e colaborar para a saúde da mulher com a coleta do papanicolau, o evento também incitou o empoderamento e auto-estima das mulheres com palestras e atividades direcionadas ao bem-estar feminino.
“Foi uma ação muito bem organizada na qual as mulheres puderam desfrutar de um dia diferente, deixando as obrigações de dona de casa e das propriedades rurais de lado para passar um dia especial dedicado somente à saúde e autocuidado”, relata.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatiza que promover ações que incentivam a saúde desde a prevenção até o tratamento, o autocuidado e beleza é muito importante, pois impacta diretamente na vida das mulheres do campo.
“Nós temos o compromisso de promover ações que gerem o bem-estar e envolvam os produtores com um foco específico. Com as mulheres, sabemos de sua importância dentro das famílias e como gestoras rurais, por isso, oferecer serviços gratuitos como palestras, orientações e exames laboratoriais de papanicolau gratuitamente é uma das formas que encontramos para valorizá-las, que tanto contribuem para o dia a dia no campo”, afirma Zanluchi.
Veja também
Ação “Juntos pela Comunidade” fortalece parceria entre entidades e Sicredi Região da Produção RS/SC/MG13/Dez/201913/12/19há 6 anos Sexta-feira, 13 de Dezembro de 201913/12/2019Uma ação voltada às entidades sem fins lucrativos que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento social das comunidades na área de abrangência da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG. Esse é o objetivo da iniciativa “Juntos pela Comunidade”, lançada recentemente em todos os municípios de abrangência da......
Presidente da Sicredi participa de painel sobre cooperativismo em Coronel14/Jun/201914/06/19há 6 anos Sexta-feira, 14 de Junho de 201914/06/2019O cooperativismo foi o foco de painel promovido nessa quinta-feira (13) em Coronel Freitas. Com tema “Um enxergar além da curva” o evento contou com três lideranças de alto engajamento no setor cooperativo regional para......
Ferrovias são necessárias para manter o parque agroindustrial em SC24/Mar/202224/03/22há 3 anos Quinta-feira, 24 de Março de 202224/03/2022Outra obra ferroviária importante, que já foi chamada de “Ferrovia do Frango”, deverá ligar o extremo-oeste com os portos marítimos catarinenses. O governo federal instituiu o novo marco legal das ferrovias......