Postado em 21 de Novembro de 2023 às 17h44

Premiação dos Melhores do ano da Escola SESI de Chapecó

Jardel Carminatti frisou que o SESI possui a maior rede privada de ensino de Santa Catarina

A educação é o âmago de transformação da sociedade, é o ponto de partida das boas ideias e dos novos conceitos. Neste contexto, a Escola SESI promoveu na noite desta segunda-feira (20) a premiação de Oscar e Melhores do ano aos estudantes que se destacaram em 2023, no Centro de Eventos em Chapecó.    
O gerente executivo SESI/SENAI/IEL na Regional Oeste Jardel Carminatti frisou que o SESI possui a maior rede privada de ensino de Santa Catarina. “Na educação básica, formamos pessoas e profissionais capacitados com habilidades socioemocionais e técnicas, visando o sucesso profissional de cada um e a construção de um novo mundo, além de contribuir com a competitividade empresarial catarinense”. Carminatti acrescentou que os estudantes transformam problemas em oportunidades para aplicar tecnologias em projetos que se utilizam da ciência, da matemática, da engenharia e das artes como ferramentas de investigação.
"É o momento para consolidarmos o trabalho desenvolvido durante o ano todo, reconhecer a dedicação desses estudantes, das famílias também, que se envolvem no processo de aprendizagem," definiu o coordenador de Educação Básica na Regional Oeste e Extremo Oeste do SESI e SENAI, Márcio Gonçalves da Rosa. O evento ainda demonstra as práticas pedagógicas que estão alinhadas com o plano do Departamento Nacional, do qual a Escola SESI integra com suas mais de 400 escolas, com uma metodologia totalmente autoral e distinta, que desenvolve nos estudantes as competências e habilidades.
Esta foi a primeira edição do evento. De acordo com a supervisora de educação básica da Escola SESI Aline Carla Dalmutt Marin o propósito é premiar todas as atividades realizadas durante o ano, como por exemplo, a participação em olimpíadas, os alunos que engajaram durante as aulas e outros projetos. “Reconhecer os estudantes que participaram de competições, receberam medalhas, criaram projetos, abraçaram as propostas é fundamental. A iniciativa é um estímulo para que eles continuem se esforçando e buscando alcançar novos objetivos”. Aline explicou que para a escolha dos estudantes critérios foram definidos em cada categoria.
Desafio concluído com sucesso e para o futuro. A estudante Sara Bellaver foi uma das premiadas da noite na área de “projetos livres” e para ela além de pensar, planejar e executar o projeto neste ano a ideia é dar continuidade. “Criamos uma página em uma rede social para levar informações e fazer acolhimento sobre distúrbios alimentares. Desenvolvemos as artes e textos, agora queremos manter ativa a página, pois sabemos quantas pessoas precisam de ajuda nesta área e podemos colaborar por meio da tecnologia”.
STEAM
A metodologia STEAM posiciona o aluno para solucionar os desafios do futuro. Os conhecimentos, práticas e ferramentas da Ciência e da Tecnologia são interpretados pela Engenharia – envolvendo processos de criação e prototipagem – e pelas artes – com processos criativos e pensamento crítico – e são estruturados pela linguagem matemática.
A orientadora pedagógica Liane Barreto apontou que a Escola Sesi tem como objetivo formar estudantes realizadores e com pensamento crítico, por meio de metodologias ativas que desenvolvem o protagonismo dos estudantes. “Nosso itinerário STEAM reforça as competências, por meio de habilidades cognitivas, sociais, físicas, emocionais e culturais, tendo como DNA a investigação, descoberta, conexão, criação e reflexão,” detalha a orientadora.
A Escola SESI está presente em todos os estados do Brasil, com centenas de escolas desenvolvendo o protagonismo, a criatividade e o senso crítico de meio milhão de estudantes, da educação infantil ao ensino médio.
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Voltar para (Blog)