Postado em 28 de Fevereiro de 2020 às 16h02

“Projeto Salto: Aceleradora de MEI” inicia em março no município de Maravilha

A Prefeitura de Maravilha, no extremo oeste catarinense, inicia no mês de março a seleção dos microempreendedores individuais (MEIs) interessados em crescer e estruturar seus negócios a partir da participação no “Projeto Salto: Aceleradora de MEI”. O programa é idealizado pelo Impact Hub Floripa, que faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Em 11 encontros são desenvolvidas três etapas de aceleração, com os seguintes temas: 1) Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; 2) Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio) e 3) Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas).
A metodologia inclui workshops “Mão na Massa” que disponibilizam ferramentas para compreensão dos desafios e das oportunidades; “Laboratório de Troca de Experiências” para compartilhar conhecimentos e aprender uns com os outros; e mentoria personalizada para dialogar com um profissional sobre questões cruciais para o sucesso da atividade. Ao todo serão realizadas cinco oficinas de capacitação, quatro laboratórios de trocas entre os próprios MEIs e três encontros de mentoria.
“Com essa ação o poder público pretender deixar uma marca de transformação socioeconômica, proporcionando crescimento pessoal e profissional dos empreendedores, fortalecimento dos pequenos negócios locais e contribuir com o desenvolvimento do município. Observamos o potencial e o dinamismo dos MEIs, que auxiliam para a diversidade econômica, porém precisam auxílio para gerir seus negócios, para otimizar as vendas e aplicar corretamente as técnicas de marketing, por exemplo”, analisa o diretor de indústria, comércio e turismo e coordenador local do Programa Cidade Empreendedora, Mozer de Oliveira.
O projeto promoverá o aprimoramento profissional e pessoal de cada MEI, estimulará as habilidades empreendedoras e de liderança, o que proporcionará crescimento da atuação em médio prazo, ampliação da renda, geração de novos empregos e o aquecimento da economia local. Os interessados em participar dessas capacitações gratuitas devem entrar em contato com servidores da Sala do Empreendedor de Maravilha, situada na Avenida Araucária nº 736, no Centro, ou pelo telefone (49) 3664-3577.
Resultados
Os MEIS que participaram do projeto em 2019 em Santa Catarina passaram a ter uma visão mais positiva de sua cidade e a vê-la como impulsionadora os negócios; além de ampliarem o número de clientes em comparação com o início e o fim da capacitação, obterem um crescimento no faturamento e de contratarem colaborador para auxiliar no atendimento das demandas. 

Veja também

Voltar para (Blog)