Postado em 30 de Julho de 2020 às 17h52

Oeste recebe 9 cursos gratuitos do Senar/SC em agosto

Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam produtores rurais em sete municípios

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferta em agosto nove cursos em sete municípios do oeste catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 197 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão normativas determinadas pelos órgãos de saúde de prevenção e combate ao novo coronavírus.
São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No oeste, o destaque é para treinamentos sobre Operação e Manutenção de Ordenhadeiras, Artesanato de Crochê e Tricô, Produção Caseira de Pães e Biscoitos eInseminação Artificial em Bovinos.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi ressalta que os cursos gratuitos oportunizam novas formas de empreender no campo. “Muitas vezes o produtor não tem ideia que determinada atividade já desempenhada na propriedade pode se tornar rentável e melhorar a qualidade de vida da família. Esses treinamentos ensinam técnicas rápidas e objetivas para que eles possam inovar nos negócios”, destaca.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, as qualificações acontecem em todas as regiões e fortalecem a cadeia produtiva do Estado. “Neste momento estamos promovendo os cursos com toda segurança e prevenção possível para evitar o contágio do coronavírus. Reduzimos o número de treinamentos, a quantidade de participantes e seguimos todas as orientações dos órgãos de saúde. Nos municípios em que há decretos que impedem a realização dos cursos livres, os mesmos estão suspensos. Nossa proposta é oportunizar aos trabalhadores do campo o aumento da produtividade, ação que beneficia todo agronegócio catarinense”.
Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.
 
 
 
PROGRAMAÇÃO PARA AGOSTO NO OESTE:
 
 
Evento
Município
Data
Operação e Manutenção de Ordenhadeiras
IPIRA
3 e 4
Aumento da Produtividade do Mel
CONCÓRDIA
6 e 7
Tratores e Implementos Agrícolas - Operação e Manutenção
CONCÓRDIA
10 a 12
Artesanato de Crochê e Tricô
ALTO BELA VISTA
24 a 28
Gestão da Propriedade Rural
IPIRA
26 a 28
Produção Caseira de Massas para Congelamento
QUILOMBO
17 e 18
Derivados de Leite
SANTIAGO DO SUL
26 e 27
Produção Caseira de Pães e Biscoitos
ITÁ
24 a 26
Inseminação Artificial em Bovinos
XANXERÊ
24 a 27
 

Veja também

MEIs de Maravilha têm sala específica para atendimento29/04/20 A Sala do Empreendedor de Maravilha, no extremo oeste catarinense, adotou como estratégia para evitar aglomerações, medida de segurança no enfrentamento da Covid-19. O projeto destinou sala específica para atendimento exclusivo aos microempreendedores individuais (MEIs). Os esclarecimentos são prestados no Edifício Belluno, na avenida Araucária, 736 no Centro.......

Voltar para (Blog)