Postado em 17 de Março às 10h37

CDL Chapecó capacita empresários sobre licitações e contratos com o poder público

Voluntários integrantes da diretoria do Observatório Social do Brasil de Chapecó, Antônio Vivian e Fernando Ioris conduziram o curso na noite de quinta-feira, 13

Antonio e Fernando com a organizadora do curso, Paloma Leite. (Foto: Liziane N. Vicenzi/MB Comunicação)

 
Após a instituição da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (14.133/2021), que se tornou obrigatória a partir de 2024, diversos órgãos públicos e as próprias empresas privadas tiveram dúvidas acerca de procedimentos relativos às licitações e contratos firmados pelo poder público. Atenta a esses temas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) ofereceu um curso sobre vantagens de vender para o poder público na noite de quinta-feira (13), no auditório da entidade.
A capacitação foi conduzida pelo vice-presidente para assuntos de produtos e metodologia do Observatório Social do Brasil de Chapecó, Antônio Vivian, e pelo vice-presidente para assuntos administrativo-financeiros do Observatório, Fernando Ioris. A colaboradora da CDL, Paloma Leite, foi a organizadora do curso. Ao todo, mais de 30 pessoas prestigiaram a palestra e aprenderam os processos de licitações e contratos.  
Em sua apresentação, Antonio, que também é formado em Contabilidade, advogado e mestrando em Direito, ressaltou que o poder público se configura como um dos maiores compradores do país. “Esse tipo de venda tem pouca burocracia e se tornou uma facilidade ao empresário de Chapecó que pode participar das licitações eletrônicas em qualquer parte do país, sem sair do seu escritório. Em portais como o Compras.gov, Portal Contas Públicas é possível ter acesso e conhecimento sobre todas as licitações disponíveis em Chapecó e de todos os entes públicos do Brasil”, exemplificou Antonio.
O palestrante Fernando Ioris, formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Promoção e Merchandising, e mestre em Educação, orientou que qualquer empresa pode ser fornecedora de produtos aos órgãos públicos. “Buscamos trazer para os participantes mais conhecimento a respeito desse mercado e como podem fazer para participar dele. É uma oportunidade para várias empresas e nichos negociarem com um cliente. Esse processo tem menos risco, pode resultar em compras constantes e fonte de receita a longo prazo. Há uma série de benefícios e, hoje, com a nova Lei da Licitação, a condição de ser um fornecedor do poder público está melhorada”, afirmou.
 
 
De acordo com o presidente da CDL Chapecó, Edson Demétrio Piana, com a validação da nova Lei, é preciso estar atento e utilizar sistemas eletrônicos nos processos licitatórios e atender aos requisitos de compliance para as empresas que contratam com a Administração Pública. “Nosso objetivo é que os fornecedores do poder público sejam empresários locais da nossa cidade, para que a maioria das compras permaneça no próprio município. O nosso trabalho é difundir mais conhecimento aos associados, mostrar que este mercado não é complexo e que as empresas, ao participarem dessas licitações, fazem a economia circular melhor e de forma mais expressiva”, pontuou.
O diretor executivo da CDL Chapecó, Mauricio Duarte também enalteceu que as licitações promovem chances equivalentes para os negócios. “Pequenas e grandes empresas podem concorrer juntas nas licitações e todos podem se preparar da melhor forma. Enquanto CDL, estamos empenhados para que os empreendedores locais sejam fornecedores, esse dinheiro circule dentro da cidade, volte para a nossa economia e gere mais empregos”, explanou.  
Aline Coradi, consultora de vendas na Brasitália Máquinas e Café de Chapecó, avaliou os aprendizados no curso. “Foi de extrema importância, principalmente para buscarmos atualização por conta da mudança na Lei. Essa capacitação está alinhada com a nossa iniciativa de fornecer para órgãos públicos e esclarece todas dúvidas de ambos os lados. A ideia é já colocar em prática e integrar esse aprendizado adquirido aqui para fazer acontecer novos negócios”, analisou Aline.
Após o curso, os participantes receberam fichas de avaliação e contribuíram com a sugestão de novos temas de capacitação para as próximas semanas. Os associados da CDL que desejarem participar dos futuros treinamentos podem entrar em contato no número (49) 99925-5819 com Paloma Leite.

Fernando Ioris orientou que qualquer empresa pode ser fornecedora de produtos aos órgãos públicos. (Foto: Liziane N. Vicenzi/MB Comunicação)

Antonio Vivian reforçou que o poder público é um dos maiores compradores do país. (Foto: Liziane N. Vicenzi/MB Comunicação)

Empresários e prestadores de serviços aprenderam sobre licitações e contratos. (Foto: Liziane N. Vicenzi/MB Comunicação)

Veja também

Presidente da FIESC visita região Oeste nesta semana29/06/21 Mario Cezar de Aguiar estará em Chapecó nesta quarta-feira (30) e em Pinhalzinho na quinta-feira, (1º), onde apresentará o Programa Travessia...

Voltar para (Blog)