Postado em 21 de Outubro às 17h24

Oeste participa de evento estadual de educação tecnológica

Universo #VemFazer SESI SENAI reúne quatro iniciativas: o Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI, as seletivas para a WorldSkills, o Inova SENAI e o Mundo SENAI; evento gratuito inicia no dia 24 de outubro, em Jaraguá do Sul

Cerca de 20 mil pessoas devem passar pelo Universo #VemFazer SESI SENAI, evento de educação tecnológica que as entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) realizam de 24 a 26 de outubro, em Jaraguá do Sul. Atividades ‘mão na massa’, festival de drones e desafios de robôs e karts elétricos estão na programação que é gratuita e aberta ao público das 8h até as 20 horas (no sábado, dia 26, o evento se encerra às 14 horas). O Oeste estará representado com equipes no 1º Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI SC e no Inova SENAI.
O torneio de robótica é inspirado nos torneios da FIRST e com o tema “As Cidades do Futuro & O Futuro das Cidades”. A ação estimula a descoberta por meio da explicação de habilidades e ideias novas; a inovação ao usar a criatividade e a persistência para resolver problemas; o impacto com aplicação do que aprendemos para melhorar o mundo em que vivemos; a inclusão, com o respeito uns aos outros e aceitar as diferenças; o trabalho em equipe e a diversão.
A regional participará com duas equipes Bright Minds com estudantes da educação maker, de Pinhalzinho, e a equipe Tec Champ, formada por estudantes da educação maker de Xanxerê, em parceria com a prefeitura. A equipe Sesi SC Bright Minds, após uma pesquisa com o tema do torneio First Lego League deste ano que é “City Shaper” (Cidades Inteligentes), analisou os problemas e relaTos feitos por moradores de Pinhalzinho, como a recente epidemia de dengue, a dificuldade da comunicação de problemas em espaços públicos da cidade. A equipe chegou à possível resolução do problema: o desenvolvimento de um aplicativo que melhora a comunicação da comunidade e órgãos responsáveis, de tal maneira que o usuário tenha facilidade e agilidade de fazer relatos ou reclamações via app. A equipe tem como objetivo uma parceria com os órgãos responsáveis da cidade, no qual encaminhará os dados do aplicativo às suas respectivas secretarias, também permitindo ao usuário que mande fotos juntamente com a comunicação do problema.
A equipe Tec Champ-SESI-SC, participante do torneio First Lego League, desenvolveu um projeto de inovação com o tema “City Shaper”. Baseando-se em pesquisas feitas em Xanxerê e em cidades vizinhas, os alunos resolveram fazer um teto permeável que coleta água da chuva e armazena em uma cisterna, com objetivo de minimizar a utilização da água potável e fazer reaproveitamento de água. Outro objetivo do projeto é produzir energia quando uma descarga for acionada, dando função a um gerador. A água da cisterna pode ser utilizada e a energia seria armazenada para uso do edifício.
Para o Inova SENAI foram submetidos 148 projetos em todo o Estado. Desses, foram selecionados 20 para a etapa em Jaraguá do Sul, sendo quatro deles selecionados do SENAI Chapecó – são três projetos da Graduação Tecnológica em Alimentos e um do Curso Técnico em Química. Os projetos são: areia higiênica ecológica e sem contraindicações para gatos, produzida a partir do resíduo da indústria cervejeira (bagaço de malte); bala saudável rica em proteína vegetal, ferro e ácido fólico; embalagem comestível para chás com colágeno; e paver sustentável, produzido com o lodo residual da indústria de papel e celulose.
De acordo com o gerente executivo regional do SESI/SENAI, Almeri Dedonatto, eventos como esse desafiam os estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. “Para desenvolver os projetos, os jovens precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Também é uma oportunidade que as equipes têm para sentir como é ser um cientista, um inventor ou um engenheiro”, enfatiza Dedonatto.
Universo #VemFazer SESI SENAI
O Universo reúne quatro grandes eventos: o Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI, as seletivas para a WorldSkills, o Inova SENAI e o Mundo SENAI. “A indústria 4.0 é uma realidade e, para evoluir com ela, precisamos estar preparados para enfrentar os desafios, incentivando talentos e desenvolvendo competências requeridas nesta nova economia”, destaca o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, lembrando que a iniciativa também inspira crianças e jovens a seguir carreiras mais tecnológicas, tendência da nova indústria.
O diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, lembra que as entidades da FIESC investem continuamente na modernização de recursos e do processo de ensino. “Estamos sempre em busca de ferramentas que possam contribuir para a formação de profissionais de excelência. Se falarmos na rede SESI SENAI, realizamos em 2018 mais de 253 mil matrículas desde a educação básica até pós-graduação”, frisa. “Estamos focados no desenvolvimento dos jovens e na preparação deles para as novas tecnologias e profissões do futuro, garantindo oportunidades para as novas gerações”, completa.
Além das atrações tecnológicas, uma programação paralela ao evento e voltada às empresas abordará temas como saúde, programas de investimentos em inovação, tração, mobilidade elétrica e energia renovável. O Espaço WEG exibirá projetos e equipamentos sobre mobilidade elétrica e energia renovável. Empresas da região, que representam sindicatos industriais filiados à FIESC, expõem na Mostra Indústria produtos e serviços. Há programação dedicada a educadores e oficinas que envolverão pais e filhos.

Confira as atrações do Universo #VemFazer
 
·         Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI;
·         Seletiva Interna SC F1 in Schools;
·         Seletiva Interna SC FIRST Tech Challenge (FTC);
·         Seletiva Interna SC 4x4 Land Rover in Schools;
·         Mundo SENAI; 
·         Mostra da Indústria;
·         Seletiva WorldSkills;
·         Inova SENAI;
·         Festival de Drones;
·         Palestras Técnicas/ Workshop/ Minicursos;
·         Grand Prix;
·         Mostra Tecnológica;
·         Mostra de Laboratórios e Oficinas;
·         Atividades Maker/ Oficina de Robótica;
·         Atividades SESI Saúde/Segurança;
·         Unidades Móveis SESI SENAI;
·         Desafio de Robôs;
·         Desafio de Kart Elétrico;
·         Brincadeiras Infláveis;
·         Atividades Esportivas;
·         Atrações Culturais;
·         Food Trucks. 
Envie e-mail para franciele.h.troscki@sc.senai.br e agende a visita da sua escola. 

Veja também

Credioeste participa da Semana do MEI em Chapecó21/05 Os agentes de microcrédito da Credioeste – agência de microcrédito – participam da 11ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI), em Chapecó, que segue até o sábado (25). Os profissionais......

Voltar para (Blog)