O impacto da gripe aviária e a rápida resposta na contenção do foco
Presidente da ABPA e auditor fiscal do MAPA discutem medidas adotadas diante da crise sanitária
O ciclo de palestras tem como objetivo discutir temas estratégicos para a cadeia produtiva de proteína animal, reunindo autoridades, técnicos e empresários do setor (Foto: Divulgação).
A iniciativa é promovida pela Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviço de Chapecó (ACIC) como preparação para a Mercoagro 2026, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de março. O ciclo de palestras tem como objetivo discutir temas estratégicos para a cadeia produtiva de proteína animal, reunindo autoridades, técnicos e empresários do setor.
O encontro abordará os desafios enfrentados com os casos recentes de gripe aviária no Brasil e a resposta rápida das autoridades e da indústria para conter o avanço da doença, evitando prejuízos econômicos e riscos sanitários. A proposta é esclarecer as ações tomadas, os protocolos adotados e o impacto real da situação no mercado interno e nas exportações.
A Mercoagro Talks tem o patrocínio da Aurora Coop, Sicoob, BRDE e Unimed Chapecó.
CONHEÇA OS CONVIDADOS
Ricardo João Santin é presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) desde agosto de 2020. Antes disso, foi vice-presidente da entidade a partir de abril de 2008. Atua junto aos principais representantes da indústria avícola brasileira, com foco em negociações governamentais, abertura e monitoramento de novos mercados, planejamento tributário, promoção comercial e representação internacional do setor. É vice-presidente do International Poultry Council (IPC), colaborando com países produtores de aves e organizações internacionais como FAO, CODEX e OIE. Também preside o Instituto de Estudos Políticos Ildo Meneghetti (IEPIM) e já participou como palestrante em diversos eventos internacionais, como World Poultry (Londres e Bangkok), Wings of Change (Paris), USAPEEC Meeting (EUA), entre outros. Antes de integrar a UBABEF (hoje ABPA), atuou como assessor no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE – 2007/2008), no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS – 2000/2007), na Assembleia Legislativa do RS (1999/2000) e no Ministério da Agricultura (1997/1998). Também trabalhou como advogado, professor universitário e presidente do Conselho de Administração da CEAGESP.
Marcel Moreira Pinto é secretário-Adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), é presença confirmada no Welcome Agro 2025. Marcel é especialista em Agronegócio pela ESALQ/USP e em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Servidor público como Auditor Fiscal Federal Agropecuário do MAPA desde 2007, desempenhou diversas funções ao longo de sua carreira. Atuou no Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, no Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários e como Coordenador de Inteligência e Estudos Estratégicos. Foi Adido Agrícola na Embaixada do Brasil na Arábia Saudita e Diretor do Departamento de Promoção do Comércio e Investimentos do MAPA antes de assumir o cargo atual.
Serviço
O que: O impacto da gripe aviária e a rápida resposta na contenção do foco - Mercoagro Talks | 3ª edição
Faesc alerta avicultores sobre a importância da biosseguridade 08/Nov/202208/11/22há 2 anos Terça-feira, 08 de Novembro de 202208/11/2022Após confirmação de casos de influenza aviária na Colômbia e no México, as entidades do agro e os órgãos do Governo reforçam a importância das medidas de biosseguridade. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta aos produtores para que fiquem atentos às informações......
Atualização: curso capacita contadores sobre segurança de dados para IRPF 202210/Nov/202110/11/21há 3 anos Quarta-feira, 10 de Novembro de 202110/11/2021 Com o objetivo de atualizar os profissionais da área de contabilidade sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) promoveu o curso “LGPD para IRPF......