Postado em 01 de Setembro de 2021 às 11h15

Nutricionista compartilha os desafios e o amor pela profissão

A gaúcha Letícia Tizziani nasceu em 25 de maio de 1988, no noroeste do Rio Grande do Sul. Natural de Nonoai, a nutricionista relata como escolheu a profissão, quais foram seus maiores desafios no período da faculdade e como iniciou sua carreira.
“Quando concluí o ensino médio, a profissão estava em alta e possibilitava a atuação em vários segmentos. Foi uma decisão difícil escolher o meu futuro, mas recebi o apoio de meus pais e optei pelo curso de Nutrição. Fiz minha graduação em Chapecó. Na época, eu pegava ônibus todos os dias às 17h15, em Rio dos Índios (RS), para chegar na universidade às 19h. A aula terminava às 22h35 e, geralmente, eu chegava em casa a meia-noite. Todo esse esforço, do início ao fim do curso, só foi possível graças ao incentivo da minha família”, destaca.
Letícia formou-se em 2011 e logo precisou encarar o desafio mais difícil de sua vida. Em 2012, ela perdeu seu irmão Elton Tizziani (in memoriam) em um acidente de carro. “Foi o período mais triste para minha família. Ainda é muito difícil lidar com essa situação. Achei necessário ficar ao lado dos meus pais, dos meus sobrinhos e da minha cunhada. Não era o momento de me distanciar e nem de perder nossa conexão. Nesse período optei por não trabalhar na minha área para apoiar meus familiares e superarmos juntos”, afirma Letícia.
Elton era empreendedor, administrava um mercado em Rio dos Índios. Letícia deu continuidade ao sonho do irmão e gerenciou o negócio ao lado de sua família. “Vendemos o mercado em 2015, quando meus pais se mudaram para Nonoai. Essa experiência me proporcionou muito conhecimento em todos os setores e foi essencial para o meu crescimento profissional. Consegui trabalho na mesma área e me adaptei em todas as funções que a empresa precisou de auxílio”, ressalta a nutricionista.
Em 2018, Letícia conseguiu seu primeiro emprego na sua área de formação. Ela relata que a empresa que a contratou também foi importante para o surgimento de novas oportunidades. “Poucos estabelecimentos contratavam profissionais sem experiência. Essa foi a minha maior dificuldade. Quando consegui trabalho as coisas foram acontecendo naturalmente. Hoje consigo conciliar meu trabalho no Fort Atacadista e também na Seja Serviços e Terceirizações”, conta Letícia que atualmente mora em Chapecó.
No Fort, Letícia é responsável pelas compras da cozinha, pelo controle higiênico-sanitário e pela escala de funcionários para o refeitório. “Meu foco é a alimentação para os trabalhadores. Adapto o cardápio de acordo com os alimentos que temos em loja e as preferências da equipe, sempre priorizando a harmonização do prato. Não adianta prepararmos refeições que eles não vão comer. Tudo é planejado, inclusive a escolha dos temperos. Optamos pelos naturais para promovermos mais qualidade de vida para todos”.
Outro cuidado que Letícia adotou ao planejar o cardápio é avaliar as recomendações médicas referentes à saúde dos funcionários. “Algumas pessoas têm intolerância à lactose. Então, quando preparamos as refeições que contêm leite e derivados nos ingredientes, também adaptamos o prato para quem é intolerante. Essa precaução é essencial. Todos precisam ser atendidos de forma igualitária, esse é meu objetivo”, ressalta.
A dedicação e o carinho da nutricionista conquistaram seus colegas de trabalho. “Ela sempre prepara um cardápio que agrada a todos e com responsabilidade, desde a qualidade dos alimentos até o controle de custos da empresa. O que nos deixa mais contentes é pensar que talvez algumas pessoas façam suas refeições somente no trabalho. Esse é um incentivo para a Letícia. Ela faz tudo o que está ao seu alcance para nos proporcionar uma alimentação saudável e saborosa”, destaca a encarregada do Fort Atacadista de Chapecó, Solange Iaroseski.
O gerente do Fort, Éderson Fiorese, enfatiza que a nutricionista melhora diversos aspectos da vida dos funcionários. “Ela nos incentiva nas escolhas inteligentes dos alimentos, principalmente os ricos em vitaminas e outros nutrientes. Levamos essas experiências para o preparo de refeições em casa e enriquecemos nossos hábitos alimentares, aumentando tanto a nossa disposição quanto a concentração. Vale lembrar que nesta semana comemoramos a data em homenagem à profissão. A Letícia merece todo nosso reconhecimento e a admiração que os colegas têm por ela”.
A nutricionista agradece o carinho dos colegas e reforça suas responsabilidades. “Pensei em seguir outras profissões em diferentes momentos da minha vida. Porém, expandi meus conhecimentos e me formei também em Administração para gerenciar minha carreira. Hoje percebo que meu trabalho só não é mais importante que a minha família. Sou feliz com o que eu faço e sempre estou atenta a saúde dos meus colegas, desde a alimentação até o uso de máscara e a higienização necessária na pandemia. Essa é a minha forma de demonstrar amor”, afirma.
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Agricultura investirá R$ 1 milhão para proteger do granizo a fruticultura21/09/21 Confira a sonora em áudio e vídeo do secretário da Agricultura Altair Silva:  https://we.tl/t-N9XmE8uhIh     A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural irá destinar R$ 1 milhão para a instalação de Sistema Antigranizo na região do Alto Vale do Rio do Peixe ainda este ano. A intenção......

Voltar para (Blog)