Dores nos ombros podem estar relacionadas à omartrose
A omartrose ou artrose no ombro pode surgir em função de fatores genéticos, movimentos repetitivos ou de alto impacto, degeneração da articulação devido à idade e artrite reumatoide crônica. Os sintomas envolvem dor e inchaço no ombro, dificuldade em realizar movimentos, sensação de areia na articulação do ombro e estalidos ao movimentar. O diagnóstico é feito com avaliação física e exames de imagem como o raio-X.
O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann explica que a doença é causada pelo desgaste da cartilagem da articulação do ombro, o que provoca dor em determinados movimentos. “Com o passar do tempo as dores ficam mais intensas e podem se estender para os braços. Por isso, é fundamental o diagnóstico precoce”, observa.
O tratamento, feito com medicamentos que aliviam a dor e sessões de fisioterapia para melhorar a mobilidade do ombro, pode ser complementado com o uso de gelo e exercícios de musculação, desde que seja com orientação profissional. Também pode ser indicada a artroscopia (pequeno procedimento cirúrgico feito para retirar calos ósseos) e, em casos muito graves, poderá ser substituída a articulação lesionada por uma prótese.
Reichmann alerta sobre a importância de evitar automedicação ao destacar que em casos de sintomas que possam indicar problemas nos ombros é fundamental procurar um médico para obter o diagnóstico adequado e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Veja também
Agroindústria reúne produtoras rurais do Oeste em Chapecó29/Out/201929/10/19há 5 anos Terça-feira, 29 de Outubro de 201929/10/2019Evento teve a participação de dez grupos que concluíram o Programa Mulheres em Campo, do SENAR/SC, entre 2017 e 2019...
Proteína de aves é o futuro de carnes no mundo05/Abr/202205/04/22há 3 anos Terça-feira, 05 de Abril de 202205/04/2022Osler Desouzart abriu programação científica do 22º Simpósio Brasil Sul de Avicultura, nesta terça-feira...