Nucleovet se posiciona contra PL que ameaça a atuação de médicos veterinários
O presidente do Nucleovet Tiago José Mores alerta que, ao propor essa regulamentação, o PL invade competências exclusivas dos médicos veterinários, colocando em risco o bem-estar animal e comprometendo a qualidade dos diagnósticos realizados. (Foto: Débora Sberse/MB Comunicação)
O Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) expressa seu integral apoio ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) na firme condenação ao Projeto de Lei 3665/2024, atualmente em tramitação no Senado Federal.
De autoria do senador Hamilton Mourão, o projeto visa regulamentar as análises clínicas animais no Brasil. No entanto, o presidente do Nucleovet Tiago José Mores alerta que, ao propor essa regulamentação, o PL invade competências exclusivas dos médicos veterinários, colocando em risco o bem-estar animal e comprometendo a qualidade dos diagnósticos realizados. “Tais atividades exigem conhecimentos técnicos profundos e especializados, restritos aos profissionais devidamente capacitados na área de Medicina Veterinária”.
O Nucleovet concorda com o CFMV e o CRMV-SC que o PL 3665/2024 desrespeita e enfraquece profundamente a Medicina Veterinária. “Ao desconsiderar a complexidade e as especificidades inerentes aos serviços prestados por médicos veterinários, o projeto ignora que apenas esses profissionais possuem a formação necessária para realizar diagnósticos com a devida responsabilidade técnica, o que é essencial para a saúde animal e para a segurança dos serviços prestados”, pontua Mores.
A entidade se junta aos Conselhos na solicitação da imediata retirada do projeto da pauta do Senado Federal. “Nosso pedido visa à proteção da profissão veterinária, à garantia da qualidade dos serviços de diagnóstico e, sobretudo, à preservação do bem-estar e da integridade dos animais, além do respeito aos profissionais que atuam nesse campo com competência e responsabilidade”, finaliza o presidente.
Veja também
Senar/SC oferece cerca de 400 capacitações gratuitas neste mês02/Abr/202402/04/24há 1 ano e 10 meses Terça-feira, 02 de Abril de 202402/04/2024Emissão de Nota Fiscal do Produtor Rural é um dos cursos oferecidos mensalmente pelo Senar/SC (Arquivo/Faxinal dos Guedes)...