Postado em 29 de Maio de 2019 às 17h11

Médico orienta como prevenir câimbras

As câimbras são causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais. Porém, quando acontecem no período noturno sem causa aparente, podem estar associadas com algumas doenças sistemáticas e tornam-se, muitas vezes, mais intensas nos dias frios em função da musculatura permanecer mais tensa e contraída.
Essa contração dos músculos chega sem aviso e pela sensação de dor parece interminável, mesmo quando duram apenas alguns segundos. “As câimbras são contrações involuntárias de um ou mais músculos, repentinas e prolongadas e que causam fortes dores. Normalmente acontecem nos membros inferiores, tornando visíveis os músculos e tendões contraídos”, explica o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.
Além disso, de acordo com o médico, pessoas que costumam sofrer com as câimbras precisam se preparar para enfrentar os dias de frio. O que também pode ocasionar o problema é a pouca ingestão de líquidos, má circulação, artroses, diabetes, anemia, insuficiência renal, doenças da tireoide, degenerações neurológicas, desequilíbrios hormonais e falta de potássio, cálcio ou magnésio que pode ser suprimida com uma boa alimentação.
Entre as condutas que podem diminuir a ocorrência das crises, principalmente as noturnas, estão a realização de alongamento antes de dormir e manter-se hidratado ao longo do dia com a ingestão de bastante água. “Incluir frutas e verduras na alimentação diária também é essencial para prevenir o problema, pois esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, o que é fundamental para a saúde dos músculos e todo o organismo”, finaliza Reichmann.

Veja também

Prepare uma ceia de Natal de dar água na boca!19/12/22 Nutricionista do Fort Atacadista de Chapecó lista algumas dicas para deixar os alimentos ainda mais apetitosos...

Voltar para (Blog)