Postado em 09 de Julho de 2024 às 17h22

Núcleo de Sucessão: ACIC de Chapecó terá o primeiro do estado

A ACIC terá o primeiro Núcleo de Sucessão de Santa Catarina. 

  “A sucessão começa no primeiro dia de uma empresa”, frisou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Helon Rebelatto. Na manhã da última quinta-feira (4), na sede da entidade, empresários foram reunidos para planejar o lançamento do Núcleo de Sucessão, uma demanda urgente que surgiu dos associados.
  Rebelatto compreende que a sucessão empresarial é um tema amplo que vai além da mera transferência de bens para herdeiros. “A sucessão dentro da empresa começa no primeiro dia em que é aberta. Precisamos pensar, pois é uma demanda que veio nos momentos de cafés com antigos e novos associados e nos conselhos deliberativo e consultivo. Empresas devem refletir sobre isso. A maioria das vezes não estão preparados quando chega a hora”, mencionou.
  A ACIC terá o primeiro Núcleo de Sucessão de Santa Catarina. “Em nossa região, onde a principal característica são as empresas familiares, nada mais justo do que iniciarmos este grupo,” indicou o presidente.
  A diretora dos núcleos empresariais, Cleunice Zanella, explicou que o Núcleo de Sucessão nasceu com o objetivo de garantir a continuidade e a sustentabilidade da organização, empresa ou instituição ao planejar e preparar a transição de liderança de maneira estruturada e eficiente, por meio de debates, capacitações e compartilhamento de boas práticas.
  Cleunice destacou a significância da sucessão para a perpetuação e o sucesso das empresas, sejam elas familiares ou não. “Para garantir que as organizações já estabelecidas tenham uma sucessão adequada, organizada e eficiente, é fundamental que os empresários se preparem para esse momento. Um grande objetivo do Núcleo de Sucessão é trazer a discussão sobre este tema, preparando-as para o momento de transição que inevitavelmente acontecerá. Esse processo precisa ser planejado e para não ocorrer de forma abrupta por alguma demanda específica.”
  O Núcleo de Sucessão ficou composto pela coordenadora Beatriz Sperandio, o vice-coordenador Felipe Schawmbach, o tesoureiro Vinicius Barozzi e o secretário João Signor.
“Como sucessora, gostaria de ter recebido uma troca maior de experiências antes, e acredito que esse núcleo proporcionará exatamente isso. A iniciativa é diferente porque engloba tanto os sucedidos quanto os sucessores, e cada um tem suas dores e necessidades, além das demandas da empresa. Acredito que estamos formando um grupo extremamente rico, capaz de criar um núcleo, que se tornará uma referência no estado,” enfatizou a nova coordenadora Beatriz.
  SENSIBILIZAÇÃO DA TEMÁTICA COM HARRY FOCKINK
  Para sensibilizar a importância do assunto a Associação em conjunto com o Núcleo, promove no dia 23 (sexta-feira) de agosto, a palestra com o engenheiro eletrônico, administrador de empresas, pós-graduado em neurociência e mediação extrajudicial, Harry Fockink. Especializado em processos de transição de vida, poder em empresas familiares e preparação de herdeiros, ele é CEO de três empresas, sendo duas indústrias e uma de serviços. Sócio e presidente da Fockink Consultores, que possui filial própria em Portugal, integrou uma rede internacional de consultorias. Vinculado à principal empresa de consultoria europeia, realizou trabalhos na Europa e América Latina, principalmente no Brasil. É autor dos livros "Liderança – o Poder e a Perversão nas Empresas Familiares" e “Empresa Familiar – Ascender Sem Cair”. O local do evento será divulgado em breve.
  O QUE SÃO OS NÚCLEOS EMPRESARIAIS?
  Os núcleos são grupos de trabalho formados por pessoas jurídicas, colaboradores, profissionais liberais ou profissionais autônomos devidamente legalizados e que se dediquem às atividades econômicas afins, devidamente associadas a ACIC. Os Núcleos não têm fins lucrativos ou econômicos, têm duração ilimitada, são reconhecidos e subordinados à ACIC, e seus integrantes são titulados nucleados.
 

Rebelatto compreende que a sucessão empresarial é um tema amplo que vai além da mera transferência de bens para herdeiros.

A diretora dos núcleos empresariais, Cleunice Zanella, explicou que o Núcleo nasceu com o objetivo de garantir a continuidade da organização.

Veja também

Voltar para (Blog)