Sessão de Negócios Chapecó com Elas conecta empreendedoras e fortalece redes de oportunidades
Empreendedoras tiveram a oportunidade de participar de uma sessão de pitchs (Foto Karina Ogliari)
A trajetória da empreendedora Ana Carolina Rodrigues ganhou um novo capítulo na noite da última quinta-feira (07), durante a Sessão de Negócios do programa Chapecó com Elas, realizada na 1ª Semana Municipal de Inovação e Empreendedorismo, iniciativa que integra o programa Chapecó Inovadora, promovida pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com correalização do Sebrae/SC. Formada em Gestão Pública e movida por uma causa atual e necessária, Ana criou sua empresa de consultoria em sustentabilidade e responsabilidade social, com o propósito de orientar outros empreendedores a adotarem boas práticas ambientais e sociais, tanto internas quanto externas. “O foco é melhorar o ambiente interno e externo das organizações, fazendo diagnósticos que ajudem a prevenir multas e sanções por ações que não estão previstas em Lei, mas que têm impacto direto na gestão, como descarte de lixo incorreto, contratações irregulares ou ausência de ações contra assédio no ambiente de trabalho”, explicou. O serviço que Ana oferece inclui diagnósticos preventivos, orientações sobre leis ambientais, treinamentos e oficinas sobre assédio moral e sexual, e práticas que ajudam a reduzir custos e melhorar o clima organizacional. A proposta tem como base não apenas a adequação legal, mas a valorização da cultura organizacional e o compromisso social das empresas.
“A sustentabilidade ainda é pouco discutida, mas é essencial. Mesmo não sendo totalmente exigida por lei, sua ausência traz prejuízos e impactos. Além disso, muitas vezes, pequenas mudanças geram grandes economias. Meu trabalho é mostrar isso para os empresários de forma prática e acessível”, pontuou. VITRINE DE OPORTUNIDADES
Ana conheceu o programa Chapecó com Elas por meio das redes sociais do Sebrae/SC, ao procurar formas de estruturar sua ideia de negócio. “Estava procurando formas de empreender e participei de uma palestra do Sebrae/SC sobre negócios. Foi quando me inscrevi na trilha do programa, mesmo antes da empresa estar formalizada. Fui uma das selecionadas e participei também dessa sessão de negócios”, relatou.
A oportunidade de apresentar seu pitch a outras mulheres empreendedoras foi recebida como um marco. “Para mim, esse evento foi um divisor de águas. Estudo esse tema há muito tempo, mas faltava oportunidade. Chapecó é uma cidade que dá abertura para quem quer empreender. E eu acredito que nenhuma ideia é pequena demais. É preciso começar”, completou Ana. EMPREENDEDORISMO FEMININO EM DESTAQUE
A Sessão de Negócios Chapecó com Elas reforçou o papel transformador das mulheres na economia local. “Esse momento teve o objetivo de dar visibilidade às mulheres da trilha Chapecó com Elas. Elas apresentaram seus negócios, divulgaram seus produtos, fizeram conexões e conseguiram ampliar o mercado de atuação. Isso mostra o quanto o empreendedorismo feminino tem força e merece espaço”, afirmou a gestora do programa Sebrae Delas, Raquel Gobb. O evento foi planejado para proporcionar um ambiente de trocas comerciais, conexões reais e fortalecimento de redes entre empreendedoras. Segundo a gerente de Empreendedorismo da Prefeitura de Chapecó, Ulmara Spanhol, a procura superou as expectativas.
“Foi uma grande oportunidade de promover conexões, apresentar negócios, trocar ideias e gerar oportunidades reais. O evento fez parte da agenda do programa Chapecó Inovadora, uma parceria entre a Prefeitura de Chapecó e o Sebrae/SC, com foco na inovação inclusiva e no fortalecimento do empreendedorismo local e ficamos muito felizes em ver tantas empreendedoras buscando divulgar seus negócios”, salientou. A empresária, mentora da sessão de pitchs e apoiadora da Sessão de Negócios através do Inspira Mulher, Branca Rubas, também ressaltou o papel estratégico das administrações nesse movimento. “É muito importante ver que o poder público está apoiando o empreendedorismo feminino. Isso é novo. Antes, era algo movimentado só pelo setor privado. A mulher saiu de casa, foi ao mercado, mas ainda é mãe, cuida do lar, dos filhos, e muitas vezes tem que abandonar tudo em caso de necessidade. Ter esse suporte da Prefeitura é essencial para mudar esse cenário. Chapecó está saindo na frente com esse projeto e essa semana incrível de inovação”, afirmou. SOBRE O SEBRAE O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
gerente de Empreendedorismo da Prefeitura de Chapecó, Ulmara Spanhol (Foto Karina Ogliari)
gestora do programa Sebrae Delas, Raquel Gobb (Foto Karina Ogliari)
Sessão de Negócios do programa Chapecó com Elas, realizada na 1ª Semana Municipal de Inovação e Empreendedorismo (Foto Karina Ogliria)
Empresária, mentora da sessão de pitchs e apoiadora da Sessão de Negócios através do Inspira Mulher, Branca Rubas. (Foto Karina Ogliari)
Veja também
Curso aborda transformação digital para empresas contábeis09/Jun/202009/06/20há 5 anos Terça-feira, 09 de Junho de 202009/06/2020O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Programa de Educação Sistema Fecontesc (CEJESC) e com a parceria do Contadores Digitais, promove o curso online “Reestruturação e Transformação Digital Emergencial para Empresas Contábeis”. O treinamento inicia no dia 18 de junho (quinta-feira), às 10 horas da manhã, com......
Em manifesto, COFEM pede mais diálogo ao governo de SC17/Abr/202017/04/20há 5 anos Sexta-feira, 17 de Abril de 202017/04/2020Com a crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus, e suas estarrecedoras consequências, especialmente sociais, o diálogo é ainda mais urgente, afirmam as entidades que integram o Conselho...