Postado em 07 de Julho de 2021 às 16h28

Mudança de mindset é fundamental para o setor comercial das empresas

Tema foi abordado em palestra promovida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC Chapecó

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
A área de vendas é fundamental para o crescimento de uma empresa, pois sem a venda não há faturamento e, por consequência, não há crescimento. Mas e em momentos de crise como o ocasionado pela pandemia, como vender e aumentar a comercialização de produtos e serviços? Para responder perguntas como essa o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu a palestra "Venda como consequência", com o gerente da filial da Carboni/Iveco de Chapecó/Passo Fundo, Marcelo Velloso.
De acordo com o palestrante, quando o time comercial fica muito focalizado apenas nas vendas, pode acabar esquecendo tudo o que vem junto com ela, ou seja, os compromissos que um vendedor assume com o cliente quando efetua uma venda. "Quando se muda o foco e se trabalha para que a venda seja consequência de uma atuação comercial competente e atenciosa, ela acontece de maneira natural e a longevidade na relação com os clientes é totalmente diferente", explanou.
Velloso ressaltou que quem trabalha com vendas necessita conquistar o cliente, para que ele não precise buscar em outro lugar uma parceria para suprir suas necessidades. "Para isso, a primeira coisa que a ser feita é formatar o seu mindset (programação mental) para começar a enxergar por outro ângulo, se responsabilizando mais pelos desafios de vendas do que atribuir isso ao mercado, à concorrência, ao preço, ao momento, à economia, ao governo, ao dólar, a tudo aquilo que não temos autonomia a respeito, e passar a se responsabilizar pela solução de qualquer que seja o desafio que o mercado apresente. Esse é o principal ponto. Essa é a principal mudança proposta na palestra", expôs.
O palestrante enfatizou a importância de se desenvolver mentalmente e desconstruir crenças que limitam e fazem com que se avalie apenas motivos externos para não efetuar vendas. Além disso, é preciso organizar e determinar um processo de vendas consultiva, atendendo todas as exigências do cliente: entendendo, escutando e atendendo, independentemente de qual seja a necessidade dele.
Quanto às oportunidades digitais, intensificadas com a pandemia, Velloso frisou que também estão relacionadas à formatação mental, ou seja, estar sempre pronto para se adaptar às novas tendências e aos novos desafios. Além disso, gerar conteúdo que chegue ao público-alvo e atender o cliente de forma rápida também é fundamental. "O cliente digital espera ser atendido muito mais rápido. Geralmente, quando ele chama já decidiu que irá comprar e espera que tenha um retorno instantâneo", salientou.
A palestra foi direcionada aos empresários e colaboradores das organizações nucleadas. Segundo o coordenador do NTIC, Adelmir Mucelin, o treinamento faz parte de uma série de capacitações que estão sendo promovidas pelo Núcleo. "Em todas as reuniões, até o fim do ano, faremos uma qualificação, trazendo profissionais de Chapecó para palestrar. Temos muitas pessoas próximas com um ótimo currículo e com muito conhecimento para compartilhar, nos mais diversos setores", sublinhou.

Veja também

Cultivo de moluscos é liberado parcialmente na localidade de Barro Vermelho18/07/22   A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anuncia, nesta sexta-feira, 15, a liberação da área de cultivo de moluscos de Barro Vermelho, em Florianópolis, para a retirada de ostras. A localidade estava interditada para a retirada e comercialização de ostras, mexilhões e seus produtos devido à alta......

Voltar para (Blog)