Escola S de Xanxerê: curso Técnico em Eletromecânica recebe reconhecimento de excelência
Nota 9,3 superou média estadual e conquistou primeiro lugar em SC
O curso Técnico em Eletromecânica da Escola S – rede integrada por SESI e SENAI, entidades da FIESC – de Xanxerê recebeu reconhecimento do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Saep) pelo desempenho excelente. O curso da unidade ficou em primeiro lugar no Estado, com a nota 9,3, acima da média estadual, de 8,3.
O Saep foi criado em 2009 com objetivo de verificar a qualidade do ensino e os benefícios da educação profissional ofertada aos alunos, indústrias e sociedade. O SENAI realiza avaliações periódicas, considerando dimensões como desempenho dos estudantes, atuação docente, gestão escolar e infraestrutura das escolas. Também serve de referência a pesquisa sobre a inserção dos formados no mercado de trabalho e a satisfação das empresas que contratam profissionais que passaram pelo SENAI. A avalição é anual, constituída por prova objetiva on-line e avaliação prática.
O coordenador de operações do SESI e SENAI de Xanxerê, Willi Robert Sobotka, observa que o curso Técnico em Eletromecânica é o mais antigo da unidade. “As primeiras turmas iniciaram em 1997. Já formamos mais de 30 turmas e aproximadamente 700 alunos”, relata.
Focalizado na área de manutenção de indústrias, o curso é bastante procurado devido suas características: possibilita formação nas áreas de elétrica, mecânica e automação. “Ao se formar, o profissional tem condições de atuar em indústrias de todos os segmentos, pois todas precisam de técnicos em eletromecânica. Por isso é um curso que tem um dos maiores índices de empregabilidade no Brasil e também em Santa Catarina”, assinala Sobotka.
O curso tem duração de dois anos, com o primeiro voltado para a área de mecânica e o segundo para elétrica, automação e projetos. O estudante tem uma visão clara dos processos de fabricação e de elaboração de projetos. Pode atuar em funções desde a gestão da manutenção até o processo da fabricação e manutenção em geral. “É um curso com 60% das aulas práticas. Para nós, é um orgulho esse reconhecimento do Saep. É a consagração da dedicação de toda a equipe durante toda a trajetória do curso”, sublinha Sobotka.
As matrículas para o curso Técnico em Eletromecânica em Xanxerê estão abertas. O início das aulas está previsto para o dia 1º de abril. Informações: encurtador.com.br/kCEGW.
Buligon relata principais programas do Governo de SC na ACIC10/Ago/202110/08/21há 3 anos Terça-feira, 10 de Agosto de 202110/08/2021Os principais programas para o fortalecimento da economia catarinense foram apresentados pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) Luciano Buligon, nesta semana, durante reunião da Diretoria Executiva......