Postado em 08 de Novembro de 2022 às 18h43

Manuela Sallis explana sobre a importância da sucessão familiar no 11º SBSBL

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Os desafios da sucessão nas empresas familiares e como planejar esse processo foram temas da palestra da advogada Manuela Sallis, sócia da Safras & Cifras, no 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), que ocorre até esta quinta-feira (10), no formato presencial, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC). O evento é promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet).
Manuela explanou sobre “Como preparar com eficiência a sucessão familiar”, no painel Gestão e Sucessão Familiar. Ressaltou que a sucessão atualmente é diferente. “Antigamente, tínhamos a primeira e a segunda geração na propriedade. Agora, a maioria das famílias está na segunda para a terceira geração. É preciso pensar nos cuidados necessários e como dar espaço para o jovem dentro dos negócios, como articular as aspirações dos pais com as dos filhos”, frisou.
A palestrante realçou que a sucessão deve ser planejada e construída durante os anos e que algumas atitudes podem facilitar o processo. Entre eles, está a organização da governança, com definição de cargos e salários de quem trabalha e também do sucessor que não estará na propriedade no dia a dia. “Hoje é comum ter filhos que não atuam diretamente no negócio familiar, mas querem se manter unidos. Então tem que pensar em como organizar isso”.
Outro aspecto importante é fazer a análise contábil e tributária. Além disso, o inventário não deve ser deixado por último. “Os pais podem ir transferindo aos poucos tanto o patrimônio, quanto o negócio”, apontou Manuela. A palestrante também sugeriu a criação de CNPJ. “Abrir empresas pode ajudar na organização da família, com regras, como administração, entradas e saídas de recursos, retirada de sócios, etc. Trabalhar para que a propriedade se torne realmente uma empresa familiar e uma família empresária, com reuniões frequentes e repasse de informações a todos os sócios. No agro, a manutenção dessa escala é muito importante, pois quanto mais unidos, mais fortes somos”, salientou.
Ter esse olhar para a sucessão também contribui para a permanência dos jovens no campo. “Hoje eles têm um mundo de possibilidades e vão sair da propriedade para buscar oportunidades, fazer graduação e muitas vezes cursam áreas relacionadas ao agro, como medicina veterinária, zootecnia, agronomia, e voltam porque vislumbram no negócio da família uma maneira de prosperar”, enfatizou Manuela.
A palestrante reforçou que trabalhar o processo de sucessão traz como resultados uma relação harmoniosa da família, permite continuidade do negócio familiar por mais de uma geração e o crescimento econômico e financeiro, estabelece uma relação profissional entre pais, filhos e netos, permite estabelecer formas de participação ou não dos cônjuges no negócio familiar e permite preparar a sucessão em vida, com custos e atritos muito menores.
Manuela deixou cinco sugestões para a condução do processo de sucessão: dedicar energia para organizar o processo quando o negócio e as relações familiares estão saudáveis; construir o processo de maneira aberta e democrática, com a participação de todos os familiares; ao fazer combinações, colocar no papel; lembrar de sempre proteger os pais; buscar passar às novas gerações o respeito pela história da família, os seus valores e a paixão pelo negócio.
6ª BRASIL SUL MILK FAIR
Mais de 20 empresas participam da 6ª Brasil Sul Milk Fair, evento que acontece concomitantemente ao 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite. A feira traz produtos, serviços e tecnologias que impulsionam a bovinocultura leiteira. Os expositores são empresas das áreas de aditivos nutricionais, tecnológicos, sensoriais e zootécnicos; insumos agrícolas, como fertilizantes e sementes; nutrição: alimentos balanceados, núcleos, premixes vitamínicos/minerais e ingredientes; saúde animal: vacinas, terapêuticos, profiláticos e melhores de desempenho; distribuidores do setor, além de instituições de ensino e imprensa especializada.
Para estimular a interação entre os participantes, nos intervalos da programação científica do SBSBL, há os “Milk breaks”, onde os congressistas podem degustar alimentos à base de lácteos.
APOIO
O 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite tem apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC (CRMV/SC), da Prefeitura de Chapecó e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc).
 
 
PROGRAMAÇÃO 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite
 
DIA 09/11
 
8h às 12h30: Painel – Produção eficiente de volumosos
8h às 8h50: Do plantio a colheita: aspectos agronômicos importantes para obtenção de silagem de milho de alta qualidade.
Palestrante: Mikael Neumann
8h50 às 9h40: Confecção e uso da silagem de milho: estratégias para reduzir perdas, melhorar o aproveitamento e potencializar o desempenho animal.
Palestrante: João Daniel
9h40 às 10h: Debate com painelistas.
10h às 10h30: Milk Break
10h30 às 11h20: Pré-secado: importância da fibra e estratégias para redução do custo de produção.
Palestrante: Igor Quirrenbach de Carvalho
11h20 às 12h10: O manejo do pastejo para produção animal intensiva em ambientes pastoris.
Palestrante: André Sbrissia
12h10 às 12h30: Debate com painelistas.
12h30 às 14h00: Almoço
 
14h às 14h50: Principais doenças negligenciadas na bovinocultura leiteira: fatos e obstáculos.
Palestrante: Álvaro Menin
14h50 às 15h40: Manutenção do equipamento de ordenha e seus impactos na saúde da glândula mamária e na qualidade do leite.
Palestrante: Rafael Ortega
15h40 às 16h10: Milk Break
16h10 às 17h: Por que investir em alta tecnologia na criação de gado jovem.
Palestrante: Airton Vanderlinde
17h às 17h50: Produção sustentável de leite: alternativas e desafios para o balanço zero de carbono.
Palestrante: Patrícia Perondi Anchão Oliveira
19h: Happy Hour e visita à 6ª Brasil Sul Milk Fair
 
DIA 10/11
 
8h às 12h: Painel Transição: maximizando saúde, produção e fertilidade
8h às 8h45: Gerenciando inflamação e lipólise na transição: parte I.
Palestrante: Andres Contreras
8h45 às 9h30: O ciclo da alta fertilidade e suas interações: parte I.
Palestrante: Richard Pursley
9h30 às 10h15: Gerenciando inflamação e lipólise na transição: parte II.
Palestrante: Andres Contreras
10h15 às 10h45: Milk Break
10h45 às 11h30: O ciclo da alta fertilidade e suas interações: parte II.
Palestrante: Richard Pursley
11h30 às 12h: Debate com painelistas.
12h às 12h30: Encerramento e sorteio de brindes.

Veja também

23º SBSA discute saúde óssea de frangos de corte24/03/23 Doutora em Zootecnia Jovanir Inês Müller Fernandes palestrará sobre o tema no dia 6 de abril, às 10h30, no Simpósio Brasil Sul de Avicultura, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC)...
Governo do Estado investe na compra de produtos da agricultura familiar04/05/20   A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural destinará R$ 2 milhões para apoiar a agricultura familiar em Santa Catarina pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Metade desse valor......

Voltar para (Blog)