Vinte municípios participaram da pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina
Os catarinenses iniciaram a contagem regressiva para o Natal. De acordo com o levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), os lojistas estão otimistas para as vendas de fim de ano. A pesquisa foi elaborada junto aos associados de 20 municípios de maior potencial econômico do Estado. A expectativa dos consultados é de que as vendas sejam maiores do que o ano anterior.
Para 46,94% dos lojistas o crescimento será de 5%, enquanto 25,51% acreditam em 10%. “O aumento do nível de confiança dos consumidores e empresários, o corte dos juros e o controle da inflação são fatores determinantes para a retomada do consumo das famílias, o que representa maior geração de empregos e um ciclo positivo de crescimento”, considera o presidente da FCDL/SC Ivan Tauffer.
Entre os itens mais procurados estão os vestuários com 31,63% e os calçados representando 12,24%. O pagamento por cartão de crédito continuará sendo a opção preferida dos consumidores, chegando a 53,57% seguido de crediário com 26,02%. Tauffer observa que a liberação do FGTS permitiu que milhões de inadimplentes colocassem as contas em dia ou, no mínimo, retomassem o pagamento de dívidas. “Na prática, isso significa a recuperação do crédito e da capacidade consumo”, assinala.
A pesquisa também aborda a expectativa das contratações temporárias, 35,20% dos entrevistados pretendem contar com novos colaboradores.
CDL CHAPECÓ
Considerando o aumento do fluxo dos consumidores e a importância de propiciar horários de atendimento diferenciados, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) orienta os seus associados para o atendimento especial aos clientes, com fundamento no Decreto Municipal nº 3.390, de novembro de 1993, que estabelece horário livre para o comércio na cidade de Chapecó. O presidente da entidade Clóvis Afonso Spohr cabe à decisão individual das empresas. “A CDL não possui a prerrogativa para determinar horário de funcionamento do comércio em Chapecó e região. Os lojistas poderão adotar horários de atendimento diversos que gere resultados para sua empresa, funcionários e auxilie o cliente”, destaca Spohr.
DEZEMBRO 2019
HORÁRIO
Sábado (7) “Dia D”
Até às 18 horas
Domingo (08)
Das 16 às 20 horas
Segunda a sexta-feira (09 a 13)
Até às 20 horas
ANO NOVO
A projeção dos associados considera que a intenção de compra cresce à medida que aumenta o índice de confiança no comércio. Para 2020, os lojistas catarinenses apostam em um balanço positivo, 84,18% estão otimistas para um cenário melhor que o de 2019.
Veja também
Dor nas costas: alguns cuidados no dia a dia auxiliam na prevenção15/Mai/201915/05/19há 6 anos Quarta-feira, 15 de Maio de 201915/05/2019A lombalgia prejudica as atividades do cotidiano e pode fazer com que a pessoa fique sem energia e desanimada. O sintoma está relacionado à dor na região lombar, que fica na parte mais baixa da coluna, perto da bacia. Quanto mais avançada a idade, maiores são as chances de apresentar ataques adicionais de dores. Além disso, a realização de trabalhos pesados,......
Taxa Selic alta favorece investimentos29/Mar/202329/03/23há 2 anos Quarta-feira, 29 de Março de 202329/03/2023Para conhecer as opções de investimento do Sicredi, basta acessar o site da instituição financeira cooperativa (Foto Divulgação)....