Lindóia do Sul garante alimentos mais seguros para população com o Serviço de Inspeção Municipal
O município de Lindóia do Sul, em parceria com o Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora, avança rumo ao desenvolvimento econômico e social com a modernização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) (Foto: Divulgação)
O município de Lindóia do Sul, em parceria com o Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora, avança rumo ao desenvolvimento econômico e social. A modernização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizado recentemente é um marco importante, que valoriza a produção local e garante a qualidade dos produtos de origem animal. Com essa iniciativa, os produtores locais podem ampliar seus mercados e os consumidores têm acesso a alimentos mais seguros e de qualidade.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para fortalecer a agricultura familiar. “Através do Programa Cidade Empreendedora, oferecemos assistência técnica gratuita e de qualidade aos produtores, impulsionando a agroindustrialização e gerando mais renda no campo. A implantação e adequação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é um dos pilares desse trabalho, o que garante a segurança alimentar e abre novos mercados para os produtos locais", afirmou.
Conforme a veterinária Ana Flávia Begnini, responsável pelo SIM, a consultoria foi fundamental para o êxito da reativação do serviço. “A equipe de consultores do Sebrae/SC esteve presente em todas as etapas do processo, desde a revisão e adequação da documentação até a capacitação dos servidores. Essa disponibilidade e atenção aos detalhes foram essenciais para garantir a qualidade do serviço e a satisfação dos produtores”, salientou.
BENEFÍCIOS
A adesão ao SIM traz diversos benefícios para o município, tanto para a população quanto para os produtores locais. Uma equipe de médicos veterinários e técnicos em agropecuária qualificados é responsável pela fiscalização dos estabelecimentos que produzem, beneficiam, armazenam e comercializam produtos de origem animal. As inspeções abrangem todas as etapas do processo produtivo, desde a criação dos animais até a venda final dos produtos.
Santa Catarina é contra a suspensão dos abates de javalis28/Ago/202328/08/23há 2 anos Segunda-feira, 28 de Agosto de 202328/08/2023Praga destrói lavouras, ameaça o status sanitário e coloca em risco pessoas e animais domésticos. Em 12 meses, SC abateu 50.000 javalis. Ibama, porém, suspendeu as novas licenças para controle de javalis no Brasil....
Sistema Faesc/Senar-SC forma mais uma turma do Curso Técnico em Agronegócio em Canoinhas15/Mar/202215/03/22há 3 anos Terça-feira, 15 de Março de 202215/03/2022O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, formou no último fim de semana, a segunda turma......