Postado em 31 de Julho de 2020 às 16h17

Ipuaçu adere ao Programa Cidade Empreendedora

Para promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento, o município de Ipuaçu, no oeste catarinense, aderiu ao Programa Cidade Empreendedora – Basic. A iniciativa é executada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC. Até dezembro deste ano estão previstas 15 soluções nos eixos de liderança – atores do desenvolvimento; desburocratização para processos de abertura, alteração e baixa de empresas; Sala do Empreendedor e compras governamentais.
Nesta semana ocorreu o kickoff meeting para alinhamento das ações do programa e apresentação das soluções disponíveis. Participaram da reunião virtual a prefeita Clori Peroza e os servidores municipais responsáveis pela realização local do programa Indiamara Vizoli (Secretaria de Urbanismo, Indústria, Comércio e Turismo), Geiza Borges (Licitações), Sarita Braghini (Compras) e Alexandre Ceron (agente local de desenvolvimento).
“O objetivo dessa primeira reunião foi alinhar com os secretários e servidores municipais a execução do programa em Ipuaçu, além de esclarecer dúvidas sobre as soluções disponíveis, a metodologia prevista e apresentar a equipe gestora”, explica a analista técnica do Sebrae/SC Carolini Demeterko. Atuarão no município os consultores credenciados no Sebrae/SC Alexandre Tonini (compras governamentais), Michele Endler Menzel (desburocratização) e Simone Grobe (Sala do Empreendedor).
A execução do programa prevê alguns procedimentos como: reunião de alinhamento para contextualizar o trabalho e as soluções que serão aplicadas; diagnóstico situacional com visita aos setores públicos municipais para coleta de informações iniciais, além da pesquisa prévia de informações sobre o município e elaboração do cronograma com organização das datas e agendas para as consultorias. Também estão previstos o lançamento oficial do programa no município e a inauguração da Sala do Empreendedor, que devido a pandemia foram adaptados com presença limitada de lideranças e transmissão virtual.
Programa Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora objetiva promover a transformação local através da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o programa permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas que visem apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local.
ASPECTOS ECONÔMICOS
O município tem 7.514 habitantes, segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A economia de Ipuaçu tem como base o setor industrial, responsável pela manutenção dos empregos da população local. 

Veja também

Assistência Técnica e Gerencial em SC: Programa de capacitação rural receberá aporte de R$ 22 milhões07/10/19 O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) receberá investimentos da ordem de 22 milhões de reais para a capacitação de mais 5.000 produtores catarinenses nos próximos três anos. O programa é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de......

Voltar para (Blog)