Lajeado Grande conquista destaque estadual no apoio aos pequenos negócios
A Sala do Empreendedor de Lajeado Grande recebeu, nesta semana, o 2º lugar no ranking catarinense de atendimento aos pequenos negócios, na categoria de municípios com até 5 mil habitantes. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)
A Sala do Empreendedor de Lajeado Grande recebeu, nesta semana, o 2º lugar no ranking catarinense de atendimento aos pequenos negócios, na categoria de municípios com até 5 mil habitantes. A premiação, promovida pelo Sebrae/SC, reconheceu as melhores práticas de 2024 e reforçou o compromisso da cidade com o fortalecimento do empreendedorismo local. Para celebrar os resultados de 2024, os atendentes receberam um kit individual e uma placa com certificado.
Representaram o Sebrae/SC na entrega do reconhecimento a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste Gabriela da Costa Heming, o analista de negócios Leandro Pereira e a consultora credenciada Simone Grobe. Pela Administração Municipal participaram o secretário de indústria e comércio Patrik Cavaletti e a assessora de gabinete e agente de desenvolvimento Talya Caregnatto.
O objetivo do espaço é transformar realidades. “A Sala do Empreendedor vai além de ser apenas um espaço físico de centralização de serviços públicos, ela atua ativamente na implementação de políticas públicas, cria oportunidades de desenvolvimento e engaja os empreendedores”, complementou Gabriela.
Para a gestão municipal, a conquista é motivo de orgulho e também uma confirmação de que os esforços em prol dos pequenos empreendedores estão no caminho certo. “É importante destacar que os empresários atendidos demonstram um elevado nível de satisfação e, frequentemente, retornam ao longo do ano para participar das atividades e buscar orientação”, ressaltou Talya.
MAIS PROXIMIDADE, MAIS RESULTADOS
Para 2025 Lajeado Grande pretende fortalecer ainda mais os pilares do programa Cidade Empreendedora, com foco em educação empreendedora, turismo e integração da população com as ações da prefeitura. “Queremos que as pessoas estejam cada vez mais próximas da administração e, com isso, possam crescer profissional e pessoalmente. Impulsionando o desenvolvimento do município como um todo”, destacou Talya.
ATENDIMENTO DE PONTA EM UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE
Antes da implantação da Sala do Empreendedor, a falta de escritórios de contabilidade locais dificultava a formalização de negócios. Atualmente, o cenário é outro. “A Sala atende cerca de 80% dos microempreendedores e pequenas empresas do município. Desde emissão de certificados MEI, guias de pagamento (DAS), declaração anual de faturamento, até orientações sobre licitações e emissão de certidões negativas”, enfatizou Talya.
Além do suporte técnico, o diferencial está no atendimento humanizado. “Por sermos um município de pequeno porte, conseguimos manter esse contato físico, mais próximo e acolhedor. Isso faz toda a diferença”, finalizou Talya.
A premiação, promovida pelo Sebrae/SC, reconheceu as melhores práticas de 2024 e reforçou o compromisso da cidade com o fortalecimento do empreendedorismo local. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)