Postado em 02 de Junho de 2023 às 15h41

Fique atento às mudanças na forma de recolhimento da contribuição destinada ao Senar

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo alerta os produtores sobre as novas determinações.

Recentemente foi publicado o Ato Declaratório Executivo CORAT Nº 7 de 26/05/2023, que dispõe sobre a contribuição devida ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) pelo produtor rural pessoa física que optar pelo recolhimento das contribuições para a seguridade social na forma estabelecida pelos incisos I e II do art. 22 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991.
De acordo com a norma, quem optou pelo recolhimento das contribuições devidas à seguridade social sobre a folha de salário deverá fazê-lo ao Senar por meio das escriturações junto ao eSocial. Para isso, utilizará o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), emitido pela DCTFWeb, quando a responsabilidade do tributo for do próprio produtor rural para recolher o tributo devido.
 Em relação às aquisições efetuadas por adquirente de produção, pessoa jurídica, as informações devem ser escrituradas por meio da EFD-Reinf, transmitidas para a DCTWeb, e o tributo recolhido por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
O coordenador de arrecadação do Senar/SC, Emerson Cardozo Gava, explica que a arrecadação vinha sendo feita por meio de GPS (Guia da Previdência Social), de forma avulsa, sob o código de pagamento 2712 ou 2615, a depender do tipo de comercialização rural.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo alerta os produtores sobre as novas determinações. “As informações sobre a comercialização da produção pelo produtor rural ou a aquisição feita por adquirentes da produção, com base nas quais será gerada a DCTFWeb, devem ser escrituradas por meio do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) ou da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)”.
Essas mudanças aplicam-se aos fatos geradores começaram a partir de quinta-feira, 01 de junho de 2023, cujas escriturações e recolhimentos deverão ser feitos no mês de julho de 2023.
 

 

Veja também

CNA e Senar lançam Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Brasil09/04/19 A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançaram o “Programa CNA de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Brasil” com o objetivo de estimular a diversificação e agregação de valor aos produtos elaborados pelos pequenos e médios produtores rurais. Segundo o......
Gestão de pessoa abre programação científica do 14º SBSS16/08/22 A capacitação das equipes que atuam nas granjas, diante de um mercado cada vez mais exigente, traz benefícios a toda a cadeia de suínos. Estratégias de gestão com essa finalidade iniciaram os debates do 14º......

Voltar para (Blog)